4 de abril de 2012

É preciso gostar de si mesmo!


Auto-estima: a comunicação interior.

O princípio é simples: Se eu não gosto de mim mesmo, como espero que as pessoas gostem? Se eu não me orgulho do que eu faço, como espero que alguém se orgulhe? Se não admiro os meus próprios empreendimentos, quem irá admirar? Se eu não acredito em mim mesmo e nas minhas capacidades, quem irá acreditar?

Ao desejarmos algo, fruto dos nossos sonhos de realização, sucesso, prestígio ou felicidade, é fundamental acreditarmos nas nossas próprias capacidades de realização.

Quantas pessoas vivem tristes e frustradas por não terem conseguido ir um pouco adiante aos estudos ou no trabalho, nas realizações pessoais ou profissionais, que não conseguiram amealhar bens materiais e culpam a situação, a crise, os pais, as oportunidades que não lhe foram concedidas? Indivíduos assim não descobriram ainda que a principal alavanca impulsionadora para todas as realizações está mais perto do que imaginam.

Acreditar em si mesmo, observar e descobrir que todos temos um potencial infinito de possibilidades de realização é caminhar na direção da evolução pessoal e espiritual.

A auto-estima não é algo distante como um tesouro escondido ou difícil de ser conquistado. Ter auto-estima é apenas gostar de si e ficar feliz com a imensa capacidade que todos nós possuímos para a superação de qualquer dificuldade. Há, naturalmente, momentos difíceis na nossa vida, mas a reação diante de cada obstáculo é diferente em cada pessoa.

Aqueles que aprenderam a confiar em si mesmos são mais bem humorados, não se desesperam, têm controle das suas emoções. Pode-se dizer até que são mais inteligentes emocionalmente. Sabem que vez ou outra perdem o pé da situação, mas logo se recuperam e seguem adiante, pois sabem que isso faz parte do jogo da vida.

Quem tem e procura sempre aumentar a sua auto-estima é um vencedor, vive o momento presente com a consciência de que o passado foi importante como processo de aprendizagem, mas já passou e não volta mais. O futuro está por vir, ou seja, não aconteceu ainda e prepara-se para vivê-lo quando ele chegar. Tem, e isso é o mais importante, a consciência do presente, vive no hoje, no aqui e agora, sentindo emoções autênticas e tendo consciência dessas emoções.

Uma pessoa que gosta de si mesma abre espaço em seu coração para viver bem com os outros, reconhecendo o valor de cada ser humano, sabendo ter a flexibilidade e compreensão para perceber e aceitar as diferenças individuais e exercitar o perdão.

Descobriu que não importa quantas vezes tropeçou e caiu, mas quantas vezes tornou a levantar.

Quem gosta de si, gosta de ver a sua imagem refletida no espelho, pois reconhece que foi feito à imagem e semelhança de Deus e sabe, por isso, que é privilégio seu a realização em todos os níveis e isso inclui saúde, aparência, o amor que recebe, as habilidades e talentos que possui e desenvolve e todos os sonhos do seu coração.

Enfim, uma pessoa que tem auto-estima vive em harmonia com as energias da natureza, do Cosmos, do Infinito, com Deus; tem a consciência do seu papel na sociedade e sua missão no mundo; percebe que recebe todas essas influências da inteligência universal e corresponde com seus atos e pensamentos. É uma pessoa feliz, pois tem a consciência de ser filhos de Deus e preserva o sentido de gratidão e reconhecimento pela graça da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...