16 de julho de 2009

POR QUE É IMPORTANTE PLANEJAR?


Nossas, as palavras de Fran Christy:


"O planejamento pessoal é a chave para a auto-realização e para o sucesso pessoal, incluindo a motivação e o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.
Planejar a vida não significa adotar uma postura radical e inflexível como muitos pensam.
Há um certo “medo” generalizado do planejamento, pois “e se as coisas não derem certo?”; “e se acontecer alguma coisa que me impeça de concluir o que planejei?” - necessidade de mudança é geralmente associada ao fracasso - “se tenho que mudar meus planos é porque as coisas não deram certo como eu queria.”
Essa mentalidade, muito comum entre aqueles que não possuem o hábito de planejar, só aumenta a quantidade de pessoas que passam pela vida sem realizarem seus sonhos, ou ainda, sem realizarem nada de concreto.
Essa é a consequência da falta de planejamento - uma vida de obrigações, sem realizações. Por vezes, a sorte pode levar um ou outro a conquistar o sucesso profissional, financeiro ou pessoal. Mas depender da sorte é arriscado. Na inércia da vida, podemos acabar no topo de uma colina ou no fundo de um vale. Para quem não quer nada ou não sabe o que quer, permanecer na inércia pode até ser benéfico, quem sabe a vida não o leva para o alto? Mas e aqueles que sabem o que querem, que possuem sonhos e objetivos?
Deixar a vida levar certamente não é a melhor opção. Realizações exigem iniciativa. Iniciativa exige determinação. E determinação sem planejamento resulta em desperdício de esforços - estar determinado para realizar coisas que futuramente demonstram-se inúteis só colabora para o aumento da frustração pessoal.
Você realiza o que quer, ou ainda se perde em meio à desorganização, falta de foco, falta de tempo…?
Grande parte das perdas de oportunidade, das não realizações e dos fracassos se dá por falta de planejamento. É muito comum ouvir alguém dizer que sonha fazer isso ou aquilo, que “um dia” pretende realizar algo, mas não vislumbra-se nada além da ilusão do sonho.
Uma vida de sucessos não se baseia em sonhos, mas em metas reais e planejamentos objetivos."

Lembre-se de que no marcador PLANEJAMENTO PESSOAL, você encontrará o curso Gestão da Competência da consultora empresarial Dulce Magalhães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...