Inauguração do primeiro posto de Pronto Atendimento 24h da cidade ocorre hoje, ás 18h30minServiço que será inaugurado nesta sexta-feira entra em funcionamento na segunda-feira, 21, às 7h, sem fechar nunca
Em contagem regressiva para a inauguração do primeiro posto de Pronto Atendimento (PA) 24h da cidade, a Prefeitura de Campo Bom ajusta os últimos detalhes para o funcionamento da unidade que é o primeiro pronto atendimento 24h da história de Campo Bom. A inauguração ocorre hoje, dia 18, as 18h30min, no local onde até então funcionava o Centro de Saúde Especializada (CSE) - rua Rudolfo Dick, 107, centro. A titular da Secretaria Municipal de Saúde Ilaine Pletsch confere as mudanças que ocorreram no local e que irá sediar o PA. “Estamos fazendo os últimos preparativos para que o PA esteja em pleno funcionamento já na segunda-feira. Com um sistema moderno de triagem, que prioriza os casos mais graves, esta unidade deve desafogar o hospital e levar mais saúde e agilidade a nossa população”, reforça ela. A partir de segunda-feira, 21, as 7h, o serviço entra em funcionamento de forma permanente 24 horas por dia, todos os dias, incluindo sábados, domingos e feriados.
Estudo realizado pela Secretaria de Saúde apontou que cerca de 60% das demandas que chegam para atendimernto no hospital poderiam ser resolvida num Pronto Atendimento ou em uma Unidade Básica de Saúde."Se as pessoas usarem o PA para a finalidade que se propoe, que são as urgências, certamente teremos um uso muito mais racional e agil do sistema em toda a rede", garante Ilaine, acrescentando que os casos de urgência que chegarem ao PA e que, perante avaliação médica, forem classificados como emergências, serão encaminhados para atendimento ao hospital pelo próprio PA que contará com serviço de remoção.
Para viabilizar a implantação do PA a prefeitura está investindo mais de R$ 200 mil e investirá anualmente mais de R$ 1 milhão na renumeração dos 50 profissionais que darão suporte à unidade, incluindo 21 médicos que se revezarão para prestar atendimento. O PA conta também com um estrutura completa para o atendimento, com dois consultórios, sala de emergência, sala de triagem, sala de curativo, sala de medicações, sala de observação, sala de sutura e sala de enfermagem. Além disso, foram adquiridos medicamentos e novos equipamentos como macas, respirador para ventilação mecânica e monitor multiparâmetro (cardíaco), entre outros, todos comprados com recursos próprios da Prefeitura. Uma das inovações do PA é um sistema de triagem que utiliza cores para classificar a gravidade dos casos e a prioridade de atendimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário