Benchmarking é um processo sistemático e contínuo de comparação das práticas, processos e resultados de uma empresa com as mesmas práticas, processos e resultados de seus concorrentes, visando melhorar sua competitividade. Essa comparação pode ser feita também com empresas não concorrentes, consideradas líderes nas práticas ou processos que a empresa quer melhorar. Fazer benchmarking é comparar para crescer.
Benchmarking é uma ferramenta que surgiu nos Estados Unidos quando os métodos tradicionais de fixação de metas eram muito falhos, consequentemente, deixava a organização exposta à concorrência. O Bechmarking visa, através da comparação dos produtos, serviços e práticas empresariais "companhia-a-companhia", identificar o melhor do melhor e alcançar um nível de superioridade ou vantagem competitiva em cima de seus concorrentes.
O Benchmarking interno é bastante atrativo, pois trás algumas vantagens para a organização como: dados quase sempre fácies de se coletar, resultados mais rápidos, menores custos, bons resultados, entre outras.
Um exemplo de uma boa oportunidade de se aplicar o Benchmarking interno é quando uma empresa qualquer, que possui filiais em alguns estados diferentes do Brasil, sendo que, a sua matriz possui um ótimo sistema de logística. Nesse caso, uma das filiais que apresente problemas em sua logística, pode recorrer a essa matriz, a fim de buscar o aprimoramento dessa atividade, através de um Benchmarking interno, e com isso desenvolver sua operação.
Vale salientar que nem sempre a melhor resposta para os problemas organizacionais se encontram em suas operações internas, é sempre importante aprender com os outros e se medir constantemente em relação ao melhor do mercado.
Fonte: www.administradores.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário