23 de novembro de 2009

Motivação x Incentivos financeiros


O que você acredita que motiva mais as pessoas:
1) Incentivos financeiros: bônus por performance, aumento salarial e stock options¹
2) Incentivos não-financeiros: oportunidade de liderar projetos, proximidade às lideranças, reconhecimento do superior imediato.
Em uma pesquisa da McKinsey, feita em junho de 2009 com 1.047 executivos de diversos setores, os 3 principais itens de incentivos não-financeiros foram considerados mais importantes que os 3 principais itens financeiros… pode ser que isso tenha um pouco a ver com a crise que passamos, mas o fato é que, enquanto os incentivos financeiros são importantes para o nosso way of life, os incentivos não-financeiros são importantes para o respeito, orgulho e confiança que sentimos. Esses últimos são muito emocionais e podem ser mantidos por mais tempo que algumas compensações financeiras. Claro que se quisermos somente incentivos não-financeiros, melhor trabalhar em uma ONG… mas o fato é que um aumento nos leva a um pico de felicidade, mas algumas semanas depois tudo volta à rotina.
Ganhar mais é ótimo, mas não resolve tudo… ser mais reconhecido é excelente, mas não paga as contas de ninguém! O ideal é buscar o equilíbrio e, para isso, é importante começar a entender o que o seus colaboradores querem…
E você? Saberia dizer como motivar sua empresa?
¹Trata-se de um plano que permite aos funcionários com qualquer cargo e tipo de remuneração
ter acesso às ações de sua empregadora por um preço predeterminado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...