por Simone Cornelsen
(...) Para conquistar os clientes, o material deve conter informações sobre o serviço oferecido e também como o negócio tem atendido às demandas da clientela. “É muito importante levar ao conhecimento do público todas as soluções que já foram idealizadas a partir de demandas de clientes anteriores, porque são uma base de dados de informação muito rica que vão ajudar a captar, a motivar outras pessoas a quererem utilizar os serviços do negócio.”, diz Simone.
Uma vantagem natural da pequena empresa é ter uma relação mais direta com o cliente. Então, é inovador fazer da comunicação uma via de duas mãos, ou seja, estabelecer um diálogo. A empresa inovadora hoje é aquela que transforma o cliente num colaborador, fonte valiosa de informações.
“Então a dica é: telefone! Visite seus clientes, pelo menos os principais, sonde a satisfação com os seus serviços e tente captar sugestões de melhoria que possam vir a ser mencionadas por eles, criando novas oportunidades de inovação a partir das sugestões que eles te oferecerem.”, ensina a especialista.
Os empreendedores precisam organizar essas informações, pois são conhecimento que pode direcionar várias ações da empresa. “Crie um banco de dados analisando o perfil dos atendimentos feitos. Assim, poderá apontar quais serviços customizados o seu cliente poderá ter. Esta é uma base de dados tão rica e útil para lhe dar novas idéias.”, destaca Simone Cornelsen.
Uma vantagem natural da pequena empresa é ter uma relação mais direta com o cliente. Então, é inovador fazer da comunicação uma via de duas mãos, ou seja, estabelecer um diálogo. A empresa inovadora hoje é aquela que transforma o cliente num colaborador, fonte valiosa de informações.
“Então a dica é: telefone! Visite seus clientes, pelo menos os principais, sonde a satisfação com os seus serviços e tente captar sugestões de melhoria que possam vir a ser mencionadas por eles, criando novas oportunidades de inovação a partir das sugestões que eles te oferecerem.”, ensina a especialista.
Os empreendedores precisam organizar essas informações, pois são conhecimento que pode direcionar várias ações da empresa. “Crie um banco de dados analisando o perfil dos atendimentos feitos. Assim, poderá apontar quais serviços customizados o seu cliente poderá ter. Esta é uma base de dados tão rica e útil para lhe dar novas idéias.”, destaca Simone Cornelsen.
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