22 de outubro de 2009

COMO LIDERAR UMA FORÇA DE TRABALHO SAZONAL (TEMPORÁRIA)?


por Cleverson Ulya


Movimento de fim de ano, 13º sendo gasto por todo mundo, promessas e planejamento sendo feitos para o ano que vem... não é à toa que muitos líderes, nessa época, resolvem contratar temporários.
O processo é mais simples do que contratar alguém e demitir. Além de contar com a ajuda de empresas especializadas, você pode ganhar pessoas qualificadas para sua equipe, mas por poucos meses.
Realmente, as vantagens desse processo parecem ser muitas, pois permite:
-Uma maior flexibilidade em sua empresa, pois parte de sua equipe pode flutuar de acordo com a oferta e a demanda.
-Que membros de sua equipe possam tirar férias ou que vocês não sofram caso alguém precise de uma licença médica de emergência.
-Que você contrate um temporário com uma habilidade específica, a qual só precisará em um projeto.
-Que você teste várias pessoas e encontre potenciais estrelas que, depois, podem virar membros permanentes da sua equipe.
Entretanto, também há algumas desvantagens:
-Um trabalhador temporário dificilmente tem o mesmo compromisso e motivação com sua empresa que o restante de sua equipe.
-Há a possibilidade de gerar desavenças e ciúmes dentro de sua equipe, por exemplo: “O temporário fica com o serviço melhor/mais fácil/mais lucrativo”.
Confira então, algumas dicas para utilizar os temporários de maneira certa:
-Só contrate um temporário quando tiver certeza de que a necessidade é exatamente essa – temporária. Isso fará com que sua equipe se sinta mais tranquila, sem achar que uma oportunidade foi dada para alguém “de fora”.
-Explique aos outros a necessidade do temporário.
-Contate diversas agências de temporários para comparar serviços, custo e profissionais disponíveis. Se você vai pagar, e bem, por um temporário, que ele seja bom e de um lugar idôneo.
-Dê à agência um descritivo completo das tarefas que você deseja que o temporário execute, além da visão e missão da empresa, e outras informações que julgar importante. Ajude-a a ajudar você.
Ainda que ele passe apenas duas semanas trabalhando com você, um mínimo de conversa sobre a empresa e treinamento são fundamentais – mesmo que isso dure apenas meio período. Ajude o temporário a se integrar. Pessoas vindas de boas agências de temporários são profissionais, mas, se você desejar uma segurança a mais, dependendo do caso, firme com o temporário um contrato de sigilo de certas informações. Isso não vai evitar que ele conte tudo sobre sua empresa para os concorrentes, mas vai dificultar um pouco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...