27 de janeiro de 2012

Administração do tempo

Como fazer seu tempo render mais no trabalho

Dicas para administrar melhor seu tempo e conseguir cumprir os afazeres do dia no horário do expediente

Por Deborah Busko



tempo render trabalho Como fazer seu tempo render mais no trabalho
Você tem a sensação de que sempre tem muita coisa para fazer? Que o expediente não é suficiente para dar conta de tudo? Acha que o seu dia no trabalho não está rendendo? Se você respondeu sim para essas perguntas, talvez seja hora de rever a maneira como você administra seu tempo no trabalho e colocar em prática algumas dicas para aproveitá-lo melhor.
Render mais não significa trabalhar mais e nem fazer hora extra. Para conseguir cumprir com os afazeres do dia no horário do expediente, a dica é se concentrar em uma tarefa por vez. Se você fizer várias coisas ao mesmo tempo, corre o risco de terminar o dia com tudo pela metade.

A primeira dica de como fazer seu tempo render mais no trabalho é ter uma agenda para organizar suas tarefas. Pode ser aquela agenda que você recebeu como brinde no começo do ano, um caderno ou até mesmo um programa no computador. Crie o hábito de anotar todas as tarefas e compromissos, classificando seus trabalhos de acordo com o grau de dificuldade.
A tecnologia também é uma grande aliada no ambiente de trabalho. Mas, se não for usada com moderação e disciplina, pode contribuir para a sua baixa produtividade. Atividades como checar e responder e-mails e conferir as redes sociais tomam tempo, o melhor é estabelecer regras para isso.
Ainda que estiver esperando um e-mail importante, não há necessidade de checar a sua caixa de entrada a cada dois minutos. Estabeleça horários: cheque o e-mail assim que chegar ao trabalho, após o almoço e antes de encerrar o expediente.
Se a empresa onde você trabalha não restringe o acesso ao Facebook, Twitter e outras redes sociais, não abuse. Deixe para responder aos recados e mandar mensagens para os amigos em intervalos durante o dia ou somente durante o horário de almoço. Deixar a página aberta no seu perfil só aumenta a tentação de conferir a todo instante qualquer atualização, portanto, evite.
Por fim, uma dica muito importante de como render mais no trabalho é não misturar a vida pessoal com a profissional. Muita gente acaba levando os problemas de casa para o trabalho e nem se dá conta que ficar pensando nas contas a pagar, na discussão com o marido, no comportamento do filho e em outras situações pode prejudicar – e muito – o desempenho profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...