17 de março de 2011

Traje informal no trabalho...cautela!


Traje informal no trabalho também exige cuidados

Para especialista, a leitura do novo ambiente de trabalho é essencial
Mayara Baggio, iG São Paulo

Se algumas vezes trocar de emprego não é tarefa fácil, a situação pode ser ainda mais complexa quando se muda de uma empresa com ambiente formal para outra que adote um estilo diferente, mais informal. Quando isso acontece, como se adaptar ao estilo da nova companhia?

Para especialista, mesmo sem terno e gravata, "um poquinho de seriedade é essencial"

Como se adequar a um estilo mais sério no emprego
Terno e gravata são segredo para não errar

Etiqueta

O designer Raphael Patapovas, 28 anos, teve que se acostumar a vestir traje social no Itaú Unibanco por quatro anos. Mas quando mudou de analista bancário a diretor de arte, seu dia a dia mudou radicalmente, tanto na função quanto na maneira de se vestir.

Hoje, Patapovas é sócio de escritório de design que, como quase todas as empresas dessa área, prefere um ambiente mais descontraído. Segundo ele, seria difícil imaginar um profissional na área criativa vestido formalmente, “fica um desacordo de estilo.”
Patapovas destaca que não se importa em adaptar seu estilo ao da empresa na qual está. “Sei que cada situação exige uma postura, e eu prefiro um estilo informal, mas sem deixar de ser adequado.”

Segundo ele, trabalhar em um lugar onde a roupa não é o mais importante não significa que você não deve se vestir um pouco melhor para certas ocasiões. “Em uma reunião com clientes, por exemplo, mesmo sendo um ambiente mais descontraído, prefiro usar uma calça mais arrumada e uma camisa melhor. Além de me dar mais segurança, causa uma boa impressão.”

Claudia Monari, consultora em recursos humanos na Career Center, destaca que além de se vestir de maneira adequada, é importante que o profissional avalie se ele estará à vontade naquele ambiente, e se aqueles trajes o motivarão no trabalho.
Para ela, o jeans é muito informal em um ambiente com clientes, por exemplo. “Não é necessário terno e gravata, mas um pouquinho de seriedade é essencial,” aconselha.

"Prefiro um estilo informal, mas sem deixar de ser adequado”, afirma o designer Raphael Patapovas

Muitas vezes a empresa não deixa claro o que busca ou acha adequado, frisa a especialista. Mas faz parte da maturidade profissional a leitura do ambiente em que se atua. “Para se ajustar de maneira rápida é preciso se informar”, afirma.

Dicas

Veja algumas dicas destacadas pela especialista Claudia Monari:

• Não use decotes, roupas justas ou curtas.

• Faça a barba, mantenha sempre os cabelos limpos e bem penteados.

• Não fale alto, não use gírias e nem fale palavrões.

• Prefira as camisas de manga longa.

• O jeans é muito informal, vista uma calça de alfaiataria.

• Mesmo às sextas-feiras, quando algumas empresas liberam o uso do traje informal, é importante moderar.

Um comentário:

  1. Hmmm, abrir mão do jenas é dífícil, hein?
    Calça de alfaiataria é coisa de 'vó' e de gente certinha, robozinha e sem graça.
    Gente com discursinho pronto e que não tem nada a dizer de verdade. A mim, não convence.
    Não abro mão de um bom jeans, um belo sapato e uma boa camisa/camiseta.
    Acho muito mais verdadeiro.

    bjs,

    Marcia Zen

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