Confira as regras de etiqueta ao usar celular no trabalho
Falar ao aparelho em reuniões é falta de educação, dizem consultores
Maria Carolina Nomura
Atender ao celular durante o expediente é uma prática tão comum que muitas pessoas sequer notam que podem estar sendo inconvenientes. Segundo os consultores de etiqueta ouvidos pelo iG Empregos, usar o aparelho durante reuniões e almoços executivos, deixar ativado o toque sonoro do telefone e falar alto são algumas das principais gafes cometidas.
Quanto mais tecnologia o celular tiver, mais indelicadezas podem ocorrer, de acordo com a consultora de etiqueta corporativa Lícia Egger. As pessoas fazem agora o cochicho eletrônico, isto é, quando uma pessoa está expondo suas ideias, as outras estão mandando mensagens ou e-mails falando mal dela.
E os "cochichos" só tendem a aumentar. Segundo o instituto de pesquisas Pyramid Research, a venda de smartphones na América Latina vai pular de 4 milhões em 2009 para 48 milhões em 2014. No Brasil, levantamento feito pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) apontou que em junho o País chegou à casa do 159,6 milhões de celulares em serviço. Em 2006, eram cerca de 100 milhões – um aumento de quase 60% em dois anos e meio.
Veja o que os consultores de etiqueta consideram falta de educação no uso do celular no trabalho:
Esquecer de desativar o toque do telefone é indelicado?
Sim, na avaliação da consultora de etiqueta corporativa Célia Leão. Para ela, o celular deveria vibrar, mas não sendo possível, o toque tradicional de telefone é o mais elegante. Há esses barulhos horríveis de pum, grito de pânico, de música funk. Se o telefone toca com o seu dono fora da mesa e o colega ao lado está com um cliente, imagine como fica essa situação?
Quando devo atender um telefonema pessoal no ambiente de trabalho?
Segundo Marino Petrillo, professor de marketing da Fundação Instituto de Administração (FIA), o celular é um instrumento particular e pode ser usado durante o expediente, desde que a pessoa tenha bom senso. O essencial é respeitar o outro. Quando atender o celular, é importante não externar emoções como euforia, gritando nossa, que maravilha, por exemplo, e muito menos raiva, aconselha.
Que tom de voz deve ser usado ao atender o celular?
A consultora Lícia Egger afirma que a pessoa deve, se possível, sair do lugar de onde está para atender a ligação. É importante ela falar baixo para não atrapalhar os colegas. Marino acrescenta que se a pessoa estiver acompanhada, ela deve pedir licença e se retirar para falar mais livremente. Ele diz que é falta de educação atender à ligação e ficar desviando o olhar das pessoas com quem se está.
Quanto tempo devo falar ao telefone quando o assunto é particular?
O mais breve possível, diz Célia Leão, uma vez que se está sendo remunerado para trabalhar. A pessoa pode usar a hora do almoço para falar sobre os temas pessoais.
A empresa deve ter alguma política sobre o que é permitido em relação ao uso de celular?
Segundo os consultores, as companhias não têm uma política clara sobre o uso de celular, mas se houvesse regras específicas, essas poderiam ajudar no desenvolvimento do bom senso coletivo.
Atender ao celular em reuniões é falta de educação?
De acordo com Lícia Egger, o mais recomendado é que se desligue o telefone antes da reunião. Mas, se a pessoa estiver esperando uma ligação urgente, é de bom tom avisar quem preside a reunião de que ela terá de atender a esse telefonema. Célia acrescenta que quando o telefone vibrar, a pessoa deverá sair da sala e, então, atendê-lo. Urgência é urgência. Marino diz que o mesmo vale para situações em que a pessoa terá de atender a muitos telefonemas pessoais durante o dia. Pode ser que ela esteja com um parente internado ou com a mulher prestes a dar a luz. Para não ficar uma situação constrangedora, em que a pessoa terá de sair toda vez que o telefone tocar, é bom deixar o chefe informado.
Em almoços de trabalho pode-se usar o celular?
Segundo os consultores, a regra da reunião é a mesma para almoços executivos. Célia acrescenta que deixar o celular sobre a mesa é de muito mau gosto, além de anti-higiênico.
Posso atender o telefone no elevador?
Melhor não. Célia diz que ninguém tem obrigação de escutar a sua conversa, o que fatalmente acontece em espaços muito pequenos.
Posso pedir o celular do colega emprestado?
Não, segundo Marino. O celular é uma coisa íntima. Se você precisa fazer uma ligação, compre um cartão e use o orelhão.
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