17 de março de 2011

Nunca bom o suficiente!


Nunca bom o suficiente
Autor: Nando Pelusi

Como se sentir melhor com relação a si mesmo?
Pergunta: Eu nunca pareço estar satisfeito comigo mesmo, seja física ou mentalmente. Eu não consigo me olhar no espelho sem pensar: “Por que sou tão feio e gordo?”. E recentemente tenho me sentido um perfeito idiota porque estou tendo alguns problemas em uma das minhas aulas. O que posso fazer para me sentir melhor comigo mesmo?

Resposta: Se você está tão insatisfeito consigo mesmo, metal e fisicamente, não é tão misterioso que você esteja caindo em duas armadilhas cognitivas: perfeccionismo e autodeclínio.
Sentir-se melhor com relação a si mesmo significa conversar consigo mesmo com respeito e racionalidade. Você não seria tão duro nem com seu pior inimigo. Xingar a si próprio não ajuda, só piora as coisas. Felizmente, há algumas coisas que você pode fazer pra reverter essa tendência.

O perfeccionismo tem muitos aspectos, inclusive o desejo valioso de querer “fazer melhor”, “ter uma aparência melhor” e geralmente manter padrões altos. Até aqui, tudo bem. Contudo, uma vez que nem medalhistas de ouro olímpicos são perfeitos o tempo todo, nós temos que aceitar que perfeição simplesmente não existe. Batalhar pra ser melhor é ótimo. Essa luta nos motiva e nos mantém em um caminho bacana. Mas a idéia de que você deveria ser perfeito vai arruinar o seu estilo, driblar o seu crescimento pessoal e fazê-lo se sentir miserável. A solução, felizmente, está sob seu poder: converse gentil e racionalmente consigo mesmo sobre seus objetivos e desista da necessidade de perfeição.

Em segundo lugar, o hábito de autodeclínio é uma das faces do perfeccionismo que faz você não dar o melhor de si e contribui para que você se sinta mal com relação a si próprio. Por que culpar você inteiro por não estar indo bem em apenas uma de suas aulas? Você está pegando sua performance nessa tarefa, nesse momento, como uma avaliação de você como um todo, como pessoa – e você não precisa fazer isso.

É bem melhor apenas manter seus padrões altos e desistir de querer ser perfeito. Risque de sua cabeça a idéia de que se você não for um astro mega famoso de Hollywood você é completamente indesejável e incapaz. Você se sairá muito melhor quando parar de pressionar a si mesmo e se focar naquilo que você realmente pode controlar.



Nando Pelusi, Ph.D. é psicólogo em Nova Iorque. Nando trabalha com terapia cognitiva comportamental e terapia racional-emotiva. Sua abordagem de trabalho visa reverter padrões de pensamento negativos e anti-produtivos, usando princípios filosóficos e evolucionários para promover mudanças em seus pacientes e ajudá-los a conquistar suas metas e objetivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...