5 de março de 2011

Campo Bom...uma grande cidade pequena!


Quero começar fazendo uma pergunta:

O que uma cidade precisa ter e fazer para ser definida ou vista como "grande" ou "pequena?"

Pensando nisso, fui obter mais informações sobre a minha cidade: Campo Bom!
É verdade, não sou natural daqui. Mas... me sinto daqui!

1º Passo e talvez o mais importante: VOCÊ PRECISA SE SENTIR PARTE da sua cidade!
Mas voltando às informações:

Segundo o IBGE/2010 (www.ibge.gov.br/home/)
Campo Bom tem 60.081 habitantes
Área km² - 61km²
Área urbana - 23km²
Área rural - 37km²

Nosso prefeito é o Sr. Faisal Karam
Nossa vice é Drª Suzana Ambros Pereira
E 47.469 eleitores, sendo que destes 23.271 são homens e veja que interessante:

24.198 MULHERES!!
Será que a nossa Presidenta recebeu muitos votos das mulheres da cidade?

Ok! Será que isso já seria o suficiente para definir a cidade como "grande" ou "pequena?"

Não satisfeita, pesquisei um pouco mais e encontrei 2 dados interessantes:
Em 2010 a cidade conquistou  9º lugar em índice de desenvolvimento e o 3º em desenvolvimento social!

Como sou natural de uma cidade vizinha, foi inevitável fazer algumas comparações...
E o que me fez adotar esta cidade, foram as coisas mais importantes e que toda e qualquer cidade deveria se preocupar.

Não são as ruas limpas ou não, se a iluminação está em dia, se há segurança, se os serviços básicos são prestados com eficácia (e não só eficiência!!) se há um projeto de educação ou saúde decentes.
Estas coisas nem passaram pela minha cabeça porque são...

 OBRIGATÓRIAS para qualquer administração!

O que me faz querer ficar aqui é:
 A BOA VONTADE do povo e sua administração em proporcionar bem-estar, oportunidades que antes só pagando você teria acesso, preocupação com a PREVENÇÃO e não ficar tapando buracos e apagando incêndios... (digo isso porque venho há 25 anos trabalhando na área da saúde em academias e projetos de prevenção, que geralmente não tiveram apoio consciente da cidade/administração da minha cidade natal)
O INTERESSE em tornar a cidade um lugar agradável de se viver, moderno, divertido...
PROMOVER eventos e ações que conquistem as pessoas e as façam querer prestigiá-los... e não correr para as cidades "maiores!"

e é claro...

Tratar bem os visitantes para que estes, um dia talvez se tornem moradores satisfeitos e acolhidos!
Como eu.

Então, termino fazendo a mesma pergunta:
O QUE SERÁ QUE DEFINE UMA CIDADE para que ela possa ser considerada "grande" ou "pequena?"

Pense nisso!
Para mim... Campo Bom é uma grande cidade pequena!
Um abraço da moradora Ana Mello.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...