14 de outubro de 2009

Quais os cursos que mais somam na carreira?!!!


As pessoas que trabalham em grandes empresas, incorporações, participam de uma série de programas de qualidade, cursos, seminários, treinamentos, a maioria serão bem aproveitados, depende do seu interesse e de onde você ira trabalhar. Já em empresas de médio porte, nem sempre facilitam a atualização e complementação da formação do seu staff de profissionais, quem quer crescer tem que se virar sozinho e fora do horário de trabalho. Torna-se mais difícil não sobra tempo para a família, lazer, estudo, o retorno normalmente vem com o tempo e vale o investimento.
Para as pessoas que estão a muitos anos sem ir numa sala de aula, elas não sabem o quanto estão desinformadas, sua linguagem é engessada, não há jogo de cintura, usam a posição e privilégios para justificar suas decisões. Aqueles que assistem, nem sabem como ele consegui chegar até aquele cargo. Veja nos casos a seguir, onde você se encaixa.
1º caso: Mais ou menos 2 anos de trabalho, 1 ano sem estudar ou aperfeiçoar, conhece toda rotina da empresa, provavelmente já esta fazendo alguns investimento, e é neste momento que inicia o período de acomodação e "tranquilidade". Esta na hora de se mexer, busque cursos de motivação para incrementar o seu trabalho, leia, faça algum esporte, não deixe ser levado pela rotina, pois o azar esta sempre a solta.
2º caso: Chegando perto dos 3 - 4 anos, não vê a hora de chegar as férias, precisa com urgência aliviar a cabeça, passear, cuidar da família, assistir televisão e etc. Aumentou, ou perdeu 5 Kg. os erros no trabalho e em casa começam a aumentar, nas férias não vai fazer nada, quer é fugir do mundo, cursos ou trabalho nem pensar.
3º caso: Passamos já com 5 - 7 ou mais anos de trabalho a família cresceu o salário sempre esta empatando com os gastos, a vida vira um caos, 6 meses antes de tirar as férias já as vendeu, para pagar as dívidas. A rotina faz parte da sua vida além de se atualizar é recomendável fazer um curso de administração de tempo e do lar, junto com a esposa, para ter um planejamento familiar.Seu casamento, ou trabalho está em crise.
4º caso: Mais de 10 anos, você já faz parte do patrimônio da empresa, você é um sucesso ou apenas um coadjuvante! Você jura que a empresa não anda sem o seu trabalho, não pode se afastar por mais de 2 dias, na volta esta tudo parado ou atrasado. Seu campo de visão esta prejudicado, suas decisões e trabalho não tem mais aquele rendimento, a empresa evoluiu e você esta trancado no tempo. Se o seu superior, amigos, colegas, não o alertarem nesta hora, em breve será substituído.
Para fazer os cursos mais adequados, isto requer uma analise mais profunda da pessoa e da sua carreira profissional, existem vários tipos de cursos; aqueles que são para o nosso crescimento pessoal e os que somam para o nosso profissionalismo, é preciso saber o que você deseja, quais são os seus pontos fracos, o que é preciso para crescer.
Fazer simplesmente os cursos, não significa ter especialização, se não os souber utilizar no dia a dia, para quase nada serviram, não garantem nenhuma estabilidade, muito mais se foi à empresa quem pagou. Eles investiram e querem resultados melhores, você já esta sendo observado.
Bons cursos, seminários, congressos, resultam em crescimento pessoal e profissional, maturidade, segurança, equilíbrio emocional, ampliação de conhecimentos técnicos, novas tecnologias, confiança, as promoções e estabilidade de emprego são merecidas, alguém com algo a mais, outras empresas ficam de olho em contrata-lo.
Os cursos, palestras, seminários, que não tem a haver com a realidade de hoje, estes não devem ser mencionados. Exemplo, curso de datilografia (hoje se chama de digitação).; Curso de telex, operador de fax, para quem trabalha em escritório melhor será o Word, excel, power point, aproveite para estudar melhor os programas e atualizações específicas daqueles que são usados na empresa, como buscar melhor utilizar as informações, não dependa dos outros para buscar as informações que estão a sua disposição.
Agora veja se você não está acompanhando as necessidades de crescimento das empresas em geral, de sua profissão, ou especialização, já estudou e está cansado, tenha a certeza de que a bomba relógio já foi ativada. Quando ela vai explodir? Depende de você! Para estender esse tempo ou apenas esperar pelo pior. Acorde!!! Invista em você.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...