7 de agosto de 2009

REDEAGENTES - TREINAMENTO EM COMÉRCIO EXTERIOR - EXPORTAÇÃO


Você conhece o site REDEAGENTES?


É o Projeto Rede Nacional de Agentes de Comércio Exterior-REDEAGENTES que consiste em uma iniciativa do MDIC-Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior no âmbito do Programa Cultura Exportadora, implementado por intermédio da SECEX-Secretaria de Comércio Exterior em parceria com diversas instituições como, por exemplo, Agência de Promoção das Exportações do Brasil-APEX Brasil, SENAI, CAIXA, Correios, SUFRAMA e outras. Tem por objetivo estimular a inserção de empresas de pequeno porte no mercado externo e difundir a cultura exportadora em todas as Unidades da Federação e municípios com potencial exportador, mediante três atividades básicas:
Capacitar pessoas mediante treinamentos e cursos sobre como exportar. Esta é a principal ação do projeto. Desde seu início no ano 2000 foram realizados mais de 650 cursos e treinamentos em todas as Unidades da Federação e capacitadas cerca de 17.000 pessoas, representadas por agentes de comércio exterior, empresários e funcionários de empresas de pequeno porte;
Realizar nas Unidades da Federação, mediante a atuação dos agentes de comércio exterior, ações de articulação institucional e setorial que favoreçam e estimulem as exportações das empresas de pequeno porte;
Formar com os agentes de comércio exterior uma "comunidade de prática" sobre comércio exterior, que integre todas as Unidades da Federação e municípios com potencial exportador.
No que se refere aos cursos e treinamentos, atualmente são realizadas as seguintes modalidades: Curso Básico em Exportação; Treinamento em Exportação para Empresas de Pequeno Porte-Treinamento EPP;Treinamento para Agentes de Comércio Exterior.
Para se tornar agente de comércio exterior é necessário atender aos pré-requisitos estabelecidos pelo projeto, ter disponibilidade de tempo para realizar as ações previstas e participar de um treinamento presencial para agente de comércio exterior.
Os agentes são voluntários e seu trabalho, que consiste em orientar o empresário de pequeno porte sobre como exportar e difundir a cultura exportadora deve ser realizado gratuitamente, por isso é importante que os candidatos trabalhem em instituições que tenham objetivos convergentes com os do projeto.
Para empresários de pequeno porte de setores com potencial exportador são oferecidos Curso Básico de Exportação Treinamento EPP.
Os interessados podem obter informações sobre como viabilizar treinamentos e cursos em seus estados neste site nos diretórios "Treinamento para Agentes" e "Treinamento em Exportação".

Um comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...