por Cleverson Uliana
Não importa qual seja o ramo de sua empresa ou quantos funcionários fazem parte de sua equipe, porque uma coisa é certa: vez ou outra você terá de administrar as faltas, atrasos ou saídas antecipadas de algum funcionário. E o melhor é ter uma política clara para lidar com essas questões de maneira justa e acordada. Acompanhe algumas sugestões:
Eduque – Explique a política da empresa a todos os funcionários. Muitas instituições erram ao assumir que os colaboradores entendem as políticas, quando eles ainda possuem dúvidas.
Monitore – Tenha uma planilha de controle de seus funcionários. Observe se a pessoa está chegando atrasada, faltando ou saindo mais cedo e pergunte o motivo. Tenha uma planilha com as razões.
Aconselhe – Se você tem problemas com alguns funcionários, fale com eles em particular. Diga o que você espera e o que andou observando. Depois, veja o que aconteceu após essas reuniões.
Dê follow-up – Caso o comportamento aconteça novamente, conduza outra reunião para saber o motivo – e esteja pronto para agir. Consulte o departamento de RH para orientação e próximos passos.
Tome ações corretivas – Se o comportamento do funcionário se mantiver, inicie um processo de correção, como: aviso verbal, advertência escrita, suspensão e demissão. Guarde todos os passos dados caso a pessoa decida reclamar.
Seguindo esses passos, você já começa a criar uma política para lidar com as faltas em sua empresa. Cabe então, de acordo com suas necessidades, adaptá-los e aprimorá-los.
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