por Dulce Magalhães
A palavra potencial significa "o que pode ser", assim o potencial não é uma certeza, nem uma garantia por si mesmo, é preciso haver investimento de recursos, tempo e esforço para se transformar em realidade.O filósofo francês Rousseau, baseado em idéias socráticas, afirmava que "Tendência não é Destino".
Isso é algo que precisamos compreender em nossa realidade.Se tendência não se confirma, necessariamente, como um destino, podemos mudar tudo o que não gostamos em nossas vidas. Assim como precisaremos trabalhar arduamente para garantir que nosso potencial se realize.Talvez, alguns dos leitores possam estar se perguntado como vamos alterar fatores que não gostamos , se existem fatos impossíveis de serem alterados. A morte de um ente querido, um acidente, uma tragédia, enfim fatos que afetam nossa vida e são irreversíveis.
"Tendência não é Destino" Rousseau
Isso é verdade, há fatos que não podem ser alterados, entretanto Rousseau não falava sobre Fatos, mas sobre Crenças. E uma crença é a versão que damos aos fatos. É a lente pela qual vemos a realidade. E isso determina nosso destino.
POR QUÊ?! Porque nosso destino não é consequência dos fatos que nos afetam, mas sim da reação que temos aos fatos. Essas reações são comandadas pelas nossas crenças.Sendo assim, para gerenciarmos nosso potencial, precisamos em primeiro lugar aprender a gerenciar nossas crenças. Em síntese, pode-se concluir que a gestão de potencial nada mais é do que o gerenciamento primoroso e focado em resultados, que podemos exercer sobre nossas crenças. De uma maneira geral não seria errado admitir que nosso potencial é ilimitado e que somos capazes de realizar qualquer coisa a que nos propusermos com afinco. Entretanto nossos limites são determinados pela visão que temos do mundo e das oportunidades, ou seja pelas crenças que desenvolvemos sobre a realidade ao nosso redor. Para estabelecer um exemplo bem prático, podemos afirmar que todas as pessoas têm potencial para aprender um novo idioma. Contudo muitas pessoas fazem inúmeras tentativas e sofrem constantes desistências, porque imaginam ser incapazes de realmente dominar uma nova linguagem. O potencial está em todos, mas são apenas alguns poucos que vencem a barreira interna de crenças que nos informam o quanto é difícil, complexo ou inacessível determinado resultado almejado. Em algumas pesquisas de desenvolvimento de carreira foram realizadas dinâmicas de potencial que detalhavam oportunidades e dificuldades focando diferentes perfis de pessoas. Os estudos demonstraram que uma mesma pessoas com diversos potenciais só desenvolveu aqueles em que "acreditava" ser capaz de dominar e se desenvolver. Daí podemos afirmar que uma pessoa é a medida de suas crenças e não de seu potencial. Mas é no que você "pode ser" que estão as suas oportunidades.
COMO VOCÊ GERA SEU POTENCIAL?
Você reconhece seus talentos e investe neles?
Você sabe identificar suas prioridades de vida? Tem focado sua atuação nelas?
Você já definiu o ambiente em que quer viver e trabalhar?
Você já definiu o seu estilo pessoal? Seria capaz de fazer uma definição exata de seu perfil profissional? Já mapeou oportunidades de mercado para uma pessoa com os seus talentos?
Quais as perspectivas de futuro para a aplicação de seus talentos?
O QUE FAZEMOS
Deixamos a vida correr por si mesma, muitas vezes nos queixando de estarmos numa situação diferente da desejada
Sonhamos com uma vida melhor
Reclamamos de nossas dificuldades
Nos acomodamos ao modelo de vida imposto pela sociedade
O QUE DEVEMOS FAZER
Decidir e agir sobre o lugar que queremos viver, o ambiente que queremos trabalhar e as pessoas com quem queremos conviver
Identificar que mudanças são necessárias agora e realizá-las
Reconhecer que nossas dificuldades são consequência de nossas decisões
Rever o padrão de nossas vidas e quebrar alguns paradigmas
COMO FAZER
A maior dificuldade das pessoas é reconhecer seus potenciais. Saber quais são os elementos de talento e como combiná-los para desenvolver o sucesso. Assim, o primeiro passo é aprender sobre si mesmo.
Siga este roteiro básico e boa sorte:
Mapeie quatro profissões, que você tenha algum interesse, ligadas às áreas da biologia, exatas, humanas e tecnológicas. Busque informações sobre cada uma das profissões. Visite pelo menos um profissional de cada área e leia, no mínimo, um livro sobre cada uma das profissões. O passo seguinte é fazer um estágio (e não importa em que fase da carreira você está) na atividade que mais lhe agradar. Nossa orientação é que se faça um estágio em todas as áreas. Lembre-se sempre de manter a mente aberta e o espírito de aprendiz. Faça uma análise diária de seu desempenho, suas impressões, seus sentimentos e sua motivação. Peça também às pessoas para lhe darem um feedback sobre seu desempenho, e ouça todos os depoimentos e conselhos que puder. Depois de experimentar cada profissão, você terá melhores condições de definir uma nova carreira para você, esteja ela começando ou mesmo sendo um momento de virada. O importante é compreender que apesar de parecer trabalhoso e exigir muito esforço e tempo, esta pesquisa pratica elimina uma série de frustrações futuras e possibilita um leque maior de oportunidades de carreira.
DICAS
Se há uma dica essencial sobre gestão de potencial é nunca deixar de sonhar. Nunca, mas jamais mesmo, desistir de ser feliz. De maneira nenhuma se conformar com uma vida medianamente satisfatória, porque seu potencial, se bem aproveitado, pode lhe proporcionar o privilégio de viver extraordinariamente feliz. Se você economizar o que sente, se economizar sua energia, seu talento, sua capacidade e suas idéias, você estará economizando a própria existência. Fazendo menos do que pode, você vive menos do que deve. Ter potencial é como ser uma promessa, e essa só poderá se transformar em realidade dependendo do empenho que você fizer para transformar seu potencial em resultados. O tamanho do esforço empregado em auto desenvolvimento é a medida exata da vida que se conquista. Todos atingimos o sucesso que fazemos por merecer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário