18 de abril de 2009

GESTÃO DA COMPETÊNCIA - 9ª AULA - LIDERANÇA

por Dulce Magalhães
Muita gente de sucesso e prestígio tem afirmado sobre a enorme influência exercida por mentores ou professores nos resultados profissionais e pessoais que alcançaram.Um líder, portanto, pode moldar uma performance de excelência nos indivíduos sob sua tutela. Sua ação educativa e motivacional é decisiva para a auto superação e a confiança de seus liderados em vencer obstáculos. Esse ambiente interno de auto-estima é que possibilita aos indivíduos correr mais riscos e desafiar seus limites para obter um desempenho acima da média. A liderança eficaz pode contribuir para o uso maximizado dos talentos à sua disposição.
"É o momento de desenhar novas funções, que permitam às pessoas aplicarem suas idéias e exercitarem livremente sua aptidões."
É de se perguntar se o problema de nossas organizações é a escassez de talentos ou a má gestão destes.
Liderança não é o mesmo que autoridade formal e não está baseada em funções de chefia. A liderança seria mais a capacidade de educar pessoas e facilitar os meios para que ela tenha um comportamento pró-ativo. Dar espaço para a ação, encorajar nos erros, comemorar os acertos e indicar caminhos de melhoria.
Sendo assim, vale a pena para as organizações investirem fortemente na identificação, contratação e desenvolvimento de lideranças. Liderar é um aspecto essencial na construção da competitividade corporativa.
A tentativa é sempre de adequar o profissional à função, talvez seja o momento de desenhar novas funções, que permitam às pessoas aplicarem suas idéias e exercitarem livremente sua aptidões. Temos que nos lembrar que é a soma dos talentos que produz os resultados. Ao utilizarmos os talentos de maneira mais adequada, estaremos contribuindo na ampliação dessa equação de sucesso e superando nossos objetivos.
Um ponto sensível na gestão dos talentos tem a ver com a individualização das necessidades. Reconhecer que cada pessoa é única e oferecer diferentes desafios e recompensas é um exercício danado de difícil, contudo é a atribuição mais expressiva da liderança. Não é possível agir igualmente com pessoas diferentes.
Ver em cada indivíduo um potencial exclusivo, treinar, desenvolver e recompensar seu desempenho de maneira personalizada é um desafio a que precisamos nos lançar com energia renovada. A questão da competitividade bate sempre de frente com os paradigmas pelos quais as instituições se pautam. Vivemos ainda sob métodos de uma era industrial, onde aprendemos a dominar processos produtivos e não temos a menor idéia do que fazer com as pessoas que destoem da sistemática estabelecida. Esse destoar nada mais é do a relevância do talento de cada um. É o indivíduo apresentando suas idéias e opiniões, discordando de modelos obsoletos ou mostrando uma maneira nova de ver o antigo.Incomoda, dá trabalho e assusta a quem não consegue enxergar a miragem apresentada. Mas é da fantasia criativa das pessoas que vive o mundo permanente da mudança. É da idéia do que ainda não existe, da intuição do que pode vir a ser, que se tira a matéria prima essencial para o progresso empresarial: inovação.
"Um líder pode moldar uma performance de excelência nos indivíduos sob sua tutela."
Modelos, produtos e sistemas inovadores só podem ser criados por pessoas que tenham espaço para tentativas de risco. Pessoas que tenham coragem para ousar e agir de maneira irreverente. Pessoas assim são forjadas por líderes que atuam através de processos contínuos de educação. Não é ensinando o que ele sabe, mas facilitando o acesso aos processos de aprendizagem acelerada, para que o indivíduo possa ir além do líder naquilo que ele domina, gerando um novo líder em determinada área, sobre determinado assunto.
"É da fantasia criativa das pessoas que vive o mundo permanente da mudança."
Podemos diagnosticar as empresas triunfadoras de amanhã, são aquelas que apostam que cada um de seus colaboradores tem a capacidade de pensar por si mesmo e de influenciar outras pessoas para uma melhor performance. Essa será, certamente, uma empresa líder, pois se compõe de uma miríade fantástica de talentos que têm o espaço necessário para exercitarem suas habilidades e desenvolverem a capacidade de gerar mais e mais lideranças.
VOCÊ É UM LÍDER?
Você se propõe a ensinar às pessoas atitudes e atividades que elas necessitam para seu desenvolvimento pessoal e profissional?
Você exerce seu carisma e estimula as pessoas a progredir?
Você sabe convencer as pessoas a fazer o que deve ser feito, com boa vontade e alegria?
Você está atento às necessidades individuais dos grupos que freqüenta, seja na empresa, na família ou na comunidade?
O QUE FAZEMOS
Não damos atenção aos talentos individuais
Confundimos liderança com autoridade
O QUE DEVEMOS FAZER
Investigar e investir no talento de cada indivíduo, procurando dar um uso adequado e positivo às qualidades que cada um possui
Entender que o líder é acima de tudo um educador e mentor. Não exige, mas estimula o progresso de seus liderados
COMO FAZER
Observe seu relacionamento com as pessoas ao seu redor. Esteja atento às necessidades e aspirações individuais e descubra a alegria em perceber o progresso que as pessoas podem obter a partir de seu estímulo, atenção e estima. Ninguém pode depender de outro para crescer, entretanto um líder não é uma escora, nem deve tomar o lugar do outro para "fazer acontecer". Na verdade o líder deve descobrir meios de estimular as pessoas para darem o melhor de si mesmas e espaço para que possam aprender com os próprios erros.
DICAS
Esteja sempre aberto a ouvir idéias novas, por mais estranhas que possam parecer à princípio. Isso sempre pode alimentar sua própria capacidade de ter idéias novasFreqüente ambientes diferentes, programe viagens e encontre pessoas, para ampliar sua rede de contatos e sua visão do mundoTenha sempre papel à mão para anotar idéias e se proponha a ter no mínimo 05 idéias novas por dia. Isso o obriga a ampliar sua percepção da realidade e aumenta sua criatividade
Há sempre a dúvida se o líder nasce pronto ou podemos aprender essa habilidade. Talvez seja um misto das duas coisas. Há, sem dúvida, habilidades inatas de um líder, que se manifestam já na infância. Entretanto um verdadeiro líder é forjado também pela experiência em desenvolver pessoas, começando por si mesmo.
A grande dica para um melhor desempenho como líder é ser aprendiz em tempo integral. A Amana Key, uma das instituições mais renomadas do país na formação de lideranças, tem excelentes programas de desenvolvimento. Informações podem ser obtidas no site http://www.amanakey.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...