24 de abril de 2009

GESTÃO DA COMPETÊNCIA - 10ª AULA - CRIATIVIDADE


E então, como vc está se saindo com os exercícios propostos?
Está gostando? Estão te ajudando a planejar melhor a sua vida?
Comente, participe, estamos aguardando!

por Dulce Magalhães
"Joãozinho chegou ao seu primeiro dia de aula muito entusiasmado. Novos amiguinhos, uma nova professora, um mundo de oportunidades. A professora pediu que as crianças desenhassem uma flor. Joãozinho ficou muito feliz, porque ele gostava de desenhar flores. Ele sabia desenhar um monte de tipos de flores, mas antes que ele começasse a desenhar, a professora disse que ele deveria desenhar uma rosa. Ele ficou muito feliz com isso, porque ele adorava desenhar rosas e sua mãe tinha lindas rosas amarelas, mas antes que ele pudesse pintar, a professora lhe disse que a rosa deveria ser vermelha. Ele não se importou, pois gostava de rosas vermelhas e assim fez. Todos os dias a professora dizia a Joãozinho o que e como fazer. Um dia ele teve que se mudar de escola. Na nova escola a professora pediu que ele desenhasse uma flor. Joãozinho ficou esperando que ela dissesse que tipo de flor queria, mas a professora lhe pediu que desenhasse o que quisesse, então ele desenhou uma rosa vermelha."
Uma das grandes barreiras à nossa criatividade é sempre esperar pelo conhecido, pelo "normal", pelo tradicional. Somos condicionados a fazer as coisas de acordo com padrões pré determinados. Para estimular a criatividade vale a pena exercitar nossa imaginação. Imagine que você é um marciano que vem visitar a Terra. Na volta ao seu planeta você deve escrever para o jornal a respeito de suas impressões sobre a vida, os costumes e os habitantes daqui.
O que você escreveria?
Quais os aspectos mais importantes que você percebe?
Quais são os pontos positivos e negativos da vida na Terra?
Que pontos você modificaria prioritariamente e de que modo?
O pensamento criativo
Pensar criativamente não é um privilégio de pessoas geniais. Na verdade, todos são capazes de gerar idéias novas, como por exemplo, na infância, quando acionamos nossa imaginação e criamos mundos de fantasia, com super-heróis e estórias fantásticas.O que precisamos é gerar condições para que a criatividade se manifeste. Existem características do pensamento criativo, aqui são apresentadas algumas, que temos que estimular em nossas vidas.
Fluência
É a capacidade de gerar um grande fluxo de idéias sobre um mesmo tema. A abundância é necessária para se obter qualidade criativa.
Flexibilidade
É a capacidade de alterar o pensamento ou conceber a realidade ao nosso redor de maneira diferente, vencendo o preconceito e vendo sob um novo ângulo.
Originalidade
É a capacidade de produzir idéias raras ou incomuns. É a novidade, a quebra dos padrões habituais de pensar. A originalidade é um dos componentes da criatividade, mas não um sinônimo.
Inconformismo
É a capacidade de não se render à rotina. A inquietação é um elemento básico da criatividade. O indivíduo acomodado e adaptado não gera idéias inovadoras.
Humor
A espontaneidade e a impulsividade das pessoas criativas lhes oferecem maiores possibilidades de brincar com as idéias. Combinando elementos de maneiras incomuns, inesperadas e engraçadas, conseguimos descobrir semelhanças entre fatos ou idéias que sempre achamos distantes entre si.

VOCÊ É CRIATIVO?
Você cria novas rotinas para seu dia a dia? Vocês faz sempre programas diferentes em suas folgas? Você lê sobre diferentes assuntos e se interessa por temas além de sua atividade profissional? Você se relaciona com pessoas de diferentes segmentos da sociedade? Você tem uma vida ativa fora do trabalho e da família? Você dá sugestões e idéias para resolução de problemas? Você tem foco em solução? Estuda novos meios de fazer as coisas?
O QUE FAZEMOS
Nos concentramos em ler e pesquisar sobre temas profissionais
Acreditamos que só os artistas são criativos
Quase nunca questionamos o que foi estabelecido
Nos focamos em problemas e em descobrir culpados
O QUE DEVEMOS FAZER
Ampliar nossa área de interesse e aprender mais sobre novas coisas
Estimular nossa criatividade em todas as áreas, melhorando rotinas e processos
Refletir sistematicamente sobre o que acontece ao nosso redor e procurar ver tudo com novos olhos
Focar em soluções e descobrir alternativas
COMO FAZER
Todo processo criativo tem 05 fases, e na medida que investirmos tempo e esforço poderemos ampliar nossa capacidade criativa. Basta compreender como funciona a criatividade humana.
Identificação: nessa fase devemos fazer um diagnóstico de qual é o desafio a ser superado. Se falharmos nesse momento podemos encontrar soluções criativas que não resolvem a questão que precisa ser resolvida. *Lembre-se: 50% do problema você resolve fazendo a pergunta certa.
Preparação: essa é a fase que vai determinar a qualidade da solução criativa. Quanto maior a preparação, quanto mais informações, pesquisa, idéias, debates, reflexões, maior o potencial de soluções inovadoras. Não há como gerar criatividade sem ter conteúdo para processar.
Incubação: esse é o processo interior. É quando temos um bom volume de informações colhidas na preparação e já sabemos qual o desafio a ser superado, então nosso cérebro está pronto para processar as informações e gerar novas idéias.
Insight: é a solução criativa em si. O insight é a idéia luminosa, o "eureka". Entretanto é preciso notar que para termos insights precisamos passar por três fases anteriores muito importantes. Como dizia Thomas Edison, criatividade é 1% de inspiração e 99% de transpiração.
Aplicação: esse é o momento do teste da realidade. Ter uma boa idéia não basta, é preciso ser viável. Na aplicação temos que colocar em prática a idéia e ver se funciona de fato. Caso não tenhamos ainda alcançado a melhor solução podemos repetir o processo para todo o problema ou para a parte que resta se resolver.
DICAS
Existem algumas perguntas que podemos nos fazer, frente a algum desafio, que podem auxiliar nossa resposta criativa. Essas perguntas têm por finalidade aumentar nossa flexibilidade e nos permitir ver a realidade sob diversos ângulos.E se eu fizer o oposto disso? E se eu deixar de fazer?E se eu fizer mais? Ou menos? Ou com mais freqüência? E se continuar fazendo? E se eu substituir por outra coisa? E se eu fizer junto com outra coisa? E se eu fizer isso com outro propósito? Você pode acrescentar outras perguntas ou adaptá-las conforme a natureza do problema. O importante é ter a consciência de que a investigação criativa depende de virar a questão pelo avesso e vencer preconceitos ou hábitos para enxergar o problema com novos olhos e, então, criar soluções inovadoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...