27 de março de 2009

Relaxa, ego!



por Eduardo Zugaib


As melhores idéias surgem nos momentos mais inusitados,de abstração. Hora em que nosso ego, ou seja, a nossa auto-censura, relaxa. É quando o nosso hemisfério cerebral direito sente-se livre para criar novas conexões entre os pedaços do nosso conhecimento. Dessas associações surgem as novas idéias.
Naturalmente, quando estamos regidos pelo hemisfério esquerdo do nosso cérebro, que é o racional, tendemos a dar ao mundo respostas mais lógicas, cartesianas, previsíveis. E em boa parte do nosso dia é isso que o mundo espera da gente. O problema é que, por passarmos muito tempo dentro dessa ditadura racional, os momentos em que precisamos recorrer à imaginação tornam-se desgastantes demais, já que nossa mente criativa está trancada, muito provavelmente com um cadeado enferrujado. Daí a necessidade de manter a mente sempre em estado de curiosidade, fazendo perguntas cada vez melhores, abusando do “e se” e do “e por que não?”.
Agindo assim, mesmo que sejamos obrigados, pelas circunstâncias da vida, a permanecer dentro de um estado de espírito racional durante as melhores horas do nosso dia, ao menor sinal de guarda baixa do ego, a nossa mente vai tratar de apresentar sua produção silenciosa, fazendo as idéias virem à tona.
Não são raros os momentos em que, sentado no banheiro, surge uma boa idéia. Ou então, fazendo a barba ou tomando banho. Ao adormecer ou acordar também, já que o nosso ego demora um pouquinho mais que nós para despertar, deixando-nos por alguns minutos num estado de semi-êxtase, antes e após o sono. Lendo algum livro por distração, fazendo exercícios físicos,fazendo algum trabalho manual, durante um sermão na igreja ou uma reunião chata também são momentos propícios para a criatividade manifestar-se, já que o ego distrai-se e as deixa escapar do cercadinho do medo do ridículo.
Quando nova, toda boa idéia, que é aquela que realmente promove mudanças, tem um pouco do “ridículo” na sua essência, já que a noção do ridículo faz parte das ferramentas de controle do ego. O importante nessa hora é ter por perto algo que permita registrar a nova idéia – caneta, papel, gravador, etc – para poder refiná-la mais tarde.
Quando o ego relaxa, a criatividade goza. Mas quando ele desperta, faz de tudo para limpar a aparente bagunça que é o processo criativo, inclusive varrendo as novas idéias para baixo do tapete do esquecimento.

Um comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...