27 de março de 2009

GESTÃO DA COMPETÊNCIA - 5 ª AULA - REDE DE CONTATOS


por Dulce Magalhães

Se você tiver um problema no meio da noite, com quem você pode contar? Bem, dependendo da natureza do problema é muito provável que a maioria das pessoas que você conhece não é opção para pedir ajuda. Entretanto o mais importante é saber se você terá um grupo especial de amigos com quem contar em caso de emergências. Esses fazem parte de sua rede de contatos.
É parte integrante de seu marketing pessoal o patrimônio de relacionamentos que você constrói ao longo da vida. Nem todos serão pessoas a quem recorrer a altas horas da madrugada, mas todos os contatos produtivos são fontes a quem recorrer quando precisamos de algo. Pode ser uma oportunidade de mercado, ou uma informação, ou o acesso a outra pessoa, ou ainda alguém que possa nos mostrar onde estamos falhando.

ANTES DE PEDIR, SER ÚTIL
Contudo é preciso ter em mente que uma rede de contatos é uma conta corrente. É preciso fazer depósitos de boa vontade, disposição para ajudar e ser de fato útil, para poder sacar favores. Não existe retorno sem investimento, assim é preciso alimentar os relacionamentos para que se tornem produtivas trocas de sucesso.
Formar uma rede de contatos não é somente conseguir cartões pessoais durante coquetéis ou seminários. Tem a ver com identificar interesses comuns, pontos de convergência que possam ser a base para um relacionamento positivo. Não é necessariamente construir uma amizade de confidentes, mas desenvolver um contato freqüente, amistoso e agradável com as pessoas.

"Uma rede de contatos é uma conta corrente. É preciso fazer depósitos para poder fazer saques."

Num mercado competitivo e altamente mutável, com a avalanche de informações e desafios que vivemos, uma boa rede de contatos pode ser o diferencial necessário para a conquista de resultados de sucesso.
Muitas pessoas acreditam que podem resolver tudo por si mesmas, mas essa crença não nos leva muito longe. Como disse Lia Luft, em seu livro Secreta Mirada, "a solidão é um campo tão vasto, que não deve ser atravessado a sós".
Temos que aprender a nos ligar a outras pessoas, a compartilhar sonhos e esperanças e construir resultados conjuntos. Essa é uma habilidade que tem alto valor de mercado e que enobrece nossa vida.

NÃO SE GANHA SOZINHO
É preciso ter clareza que qualquer sucesso em termos de marketing pessoal, tem sua base numa boa rede de contatos. Isso significa espalhar sucesso à sua volta. Você tem que entender que as pessoas que compõe sua rede de contatos são sua equipe de resultados. Aja como líder, eduque, oriente, invista tempo em pesquisa de interesses, envie recortes de jornal, matérias jornalísticas, indique livros, faça uma visita, reforce as qualidades do outro, incentive o seu progresso.

"Diga-me com quem andas, que te direi quem és."

Quanto mais você fortalece as pessoas de sua rede de contatos, melhor ela se torna, o que resultará em maior progresso para você. Viver com relacionamentos medianos, sem ninguém que lhe faça sombra ou que possa representar um exemplo, é ser medíocre. Não podemos limitar nossos contatos a pessoas que em nada possam nos desafiar ao progresso. Seja ele físico, mental, social, familiar, financeiro ou espiritual.
Devemos nos relacionar com pessoas que nos empurrem avante em todas essas dimensões de nossa vida. Para isso precisaremos estar preparados para oferecer mais do que temos oferecido. Pergunte-se de que modo você pode contribuir com pessoas que estão numa situação melhor que você, e quanto você tem a aprender com qualquer pessoa.
Não devemos ser inflexíveis ou desumanos, porém relacionamentos improdutivos devem ser descartados. Aquela pessoa que nos deixa mal, baixa nossa motivação e só enxerga problemas, precisa de ajuda, mas não pode ser uma fonte de inspiração para nossos projetos.Rede de contatos é, decididamente, uma extensão positiva de seus anseios e suas experiências. Você pode ampliar seu sucesso através das pessoas e multiplicar suas possibilidades com uma rede múltipla. Só não se esqueça de fazer a sua parte: contribuir positivamente para o progresso do outro.

AUTODIAGNÓSTICO PARA GESTÃO DA REDE DE CONTATOS
Faça uma análise do tipo de "amigo/colega de trabalho" que você é, citando três características
Desenvolva um plano de aperfeiçoamento pessoal, reforçando uma característica positiva e amenizando uma negativa
Faça uma análise do perfil de sua atual rede de contatos
Estabeleça três ações para a ampliação de sua rede de contatos
Cite duas práticas que você pode realizar nos próximos 30 dias para ampliar a qualidade de seu currículo
Cite três metas que você possui para realizar por seu currículo nos próximos 12 meses

O QUE FAZEMOS
Vivemos uma falsa auto imagem
Limitamos nossos contatos sociais
Pedimos mais ajuda do que oferecemos
Desenvolvemos preconceitos e julgamos as pessoas, comparando culturas e costumes

O QUE DEVEMOS FAZER
Investigar com coragem qual é a verdadeira imagem que possuímos
Estar atento às oportunidades de relacionamentos e participar de atividades associativas e educacionais
Entender que uma rede de contato é uma conta corrente, onde precisamos estar sempre com saldo positivo
Nos relacionarmos com pessoas que têm idéias e estilos diferentes dos nossos e aprender a lidar com a diversidade

COMO FAZER
Revisão sistemática de nossos relacionamentos, através de uma análise da qualidade e da profundidade de nossas relações de amizade
Conviver com diferentes pessoas, evitar o julgamento e a comparação por culturas e aprender a desfrutar e valorizar as diferenças entre os costumes humanos

DICAS
Uma boa dica de leitura é o "O Círculo da Inovação" do americano Tom Peters. Nesse livro Peters faz uma ampla análise do potencial de marketing pessoal que devemos desenvolver. Com uma linguagem ágil e uma comunicação visual criativa, o livro traz reflexões importantes para o desenvolvimento de uma marca pessoal. O autor é um festejado e bem sucedido palestrante, além de pesquisador e professor, e aproveita sua vasta experiência de mercado para oferecer exemplos práticos e dicas úteis no desempenho de carreira. Um ponto forte do trabalho é o estilo de Peters, irreverente e provocativo, muito afinado com a moderna demanda de comunicação empresarial.

Estamos aguardando a sua participação! Está fazendo os exercícios sugeridos? Está gostanto das lições? Estão sendo úteis?
Vamos trocar informações!

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