22 de março de 2009

Gestão da Competência - 4ª aula - Marketing Pessoal


por Dulce Magalhães

Como podemos definir uma atividade pública? Muitas pessoas acreditam que está ligada a ações políticas ou artísticas.
Na verdade, precisamos compreender que qualquer ação empreendida na sociedade tem caráter público e afeta a forma como as pessoas nos percebem. Este é o nosso marketing pessoal.
Diferente do que comumente se imagina, marketing pessoal não é divulgar uma melhor imagem de nós mesmos, mas sim nos tornarmos pessoas melhores. Reconhecermos nossas deficiências e investirmos fortemente em nossas qualidades.

OUVIR É O PRIMEIRO PASSO
O primeiro elemento para um diagnóstico efetivo de nossa imagem é o feedback, ou seja, estar aberto a críticas, elogios e sugestões de melhoria. De um modo geral somos muito refratários a ouvir sobre atitudes e comportamentos que precisamos alterar.
Vivemos sob a ilusão de que fazemos o máximo que podemos, e nos magoamos profundamente quando as pessoas apontam deficiências em nosso desempenho. Precisamos nos livrar dessa ilusão e perceber que as oportunidades estão naquilo que ainda não fizemos, no que ainda não sabemos, na vida que ainda não vivemos.

"Marketing pessoal não
é divulgar uma melhor imagem de nós mesmos,
mas nos tornarmos pessoas melhores."


A melhor forma de aumentarmos a percepção sobre nós mesmos é nos tornarmos melhor comunicadores. E comunicar significa formar uma via de mão dupla onde levamos e recebemos informação. Construir relações eficazes e de confiança que nos possibilitem aprender sempre, e onde possamos contribuir com o crescimento do outro.
Uma rede de contatos ampla e variada, onde possamos renovar continuamente nosso contato com diferentes mundos, nos permitirá uma aprendizagem divertida e estimulante sobre nós mesmos, abrindo um leque de oportunidades, que poderão ser vitais nas guinadas de carreira que fatalmente virão.
A comunicação é nosso contato com o mundo exterior. São as pontes que formamos para nos aproximar das pessoas e gerar relações que reforcem nossa auto estima e nossa confiança em assumir riscos.
Quando nos comunicamos de maneira inadequada, aos invés de construir pontes, construímos muros, que afastam pessoas e rechaçam oportunidades.
O que precisamos compreender é que todo progresso é coletivo, e portanto aprender a se relacionar cordial e eficazmente com as pessoas aumenta nosso potencial de sucesso.

"A comunicação pode construir pontes
ou muros, depende de nós."

Está na capacidade de comunicar bem nossas idéias e formar relações positivas, a chave das oportunidades que construímos à nossa volta. Isso significa que a atuação pública é também um item que merece nosso empenho.
Muitas pessoas tem verdadeiro pavor de falar em público, assim vão algumas dicas para vencer essa dificuldade:
Prepare sempre sua apresentação, o improviso diminui a confiança.
Procure reconhecer onde estão as suas dificuldades e faça um plano para superá-las, por exemplo, inscreva-se num curso, leia sobre o assunto, treine com um grupo de amigos, etc.
Use todas as oportunidades de falar em público, seja voluntário. A melhor forma de vencer uma dificuldade é enfrentando-a.
Perceba a melhor maneira de agir para diferentes públicos. Observe a atuação de bons comunicadores e exercite sua percepção de como eles adaptam o estilo à situação.
Não tente imitar outras pessoas. Descubra onde estão seus diferenciais e passe a investir em seu desenvolvimento

AUTODIAGNÓSTICO PARA GESTÃO DO MARKETING PESSOAL
Estabeleça três características pelas quais você é conhecido
Para um período de um ano, planeje mais duas características a acrescentar à sua imagem pública
Estabeleça três itens chave, e que representem desafios em seu plano de vida
Ordene, pelo grau de importância, três itens de novos aprendizados que você assimilou nos últimos 60 dias
Faça uma avaliação de sua capacidade de comunicação
Organize um plano detalhado para aperfeiçoar-se como comunicador

O QUE FAZEMOS
Reagimos negativamente às críticas
Procuramos justificar nossos atos e defender nossas posições
Evitamos situações de exposição pública
Não gerenciamos nossa imagem pública

O QUE DEVEMOS FAZER
Estarmos abertos para pedir e receber feedback, de modo a nos conhecermos pelos olhos do outros
Ouvir com atenção as percepções e idéias do outro e descobrir pontos de convergência onde construir as soluções
Sermos sempre voluntários e exercitar nossa comunicação em público em todas as oportunidades que se apresentarem
Ter clareza de quem somos e o que desejamos e buscar fazer repercutir nossas habilidades

COMO FAZER

-Tornar-se um aprendiz em tempo integral, estudando de maneira formal ou informal todos os dias, pelo menos durante uma hora, focando 80% do tempo no aprimoramento de suas habilidades naturais
-Abertura a mudança pessoal, através da aceitação e reflexão sobre críticas e uma atitude consciente para melhorar o desempenho individual


DICAS
Uma leitura muito recomendada àqueles que desejam aperfeiçoar seu marketing pessoal é o livro "A Lei do Triunfo", de Napoleon Hill, publicado pela editora José Olímpio. Hill foi um pesquisador perseverante sobre o comportamento humano. Financiado por Andrew Carnegie, o homem mais rico de sua época, Napoleon dedicou quinze anos à fazer entrevistas e observar o desempenho das pessoas mais bem sucedidas do mundo. O acesso a políticos, intelectuais, artistas e esportistas era facilitado pelos contatos de Carnegie. Além disso, Hill investigou o comportamento do homem comum, sua prática e suas dificuldades. O resultado de todo esse trabalho é um verdadeiro tratado sobre o comportamento do sucesso, num livro curso, formatado em dezesseis lições práticas. A linguagem é um tanto antiquada, porém o conteúdo vale a pena. Merece inclusive ser adotado como um exercício permanente de desenvolvimento pessoal.


UMA BOA SEMANA PRÁ VC!!!

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