23 de março de 2009

BOM-HUMOR - VENCENDO A SÍNDROME DE DOMINGO.


Este é um texto voltado para a empresa... mas, certamente podemos 'adaptar' também à nossa vida pessoal.

O trabalho é a manifestação visível do amor. E se você não consegue trabalhar com amor, mas apenas com desprazer, é melhor deixar seu trabalho, sentar-se à porta do templo e sugar a alma das pessoas que trabalham com alegria. (Kahlil Gibran)


Por Maria Rita Gramignia

Domingo à noite. Os pensamentos voltados para problemas do trabalho cotidiano. Perda de sono em uma boa parte da noite. Amanhecer cinzento na segunda-feira. Perda do humor. Inúmeros profissionais sofrem da “síndrome do domingo” e transformam a vida dos familiares, colaboradores e colegas de trabalho em um verdadeiro martírio logo no primeiro dia da semana. É comum ouvir queixas de gerentes que mal olham para as pessoas quando chegam aos seus postos e, regularmente, respondem com atitudes agressivas quando são procurados para resolver alguma questão. Há casos em que as crises de mau humor estendem-se por toda a semana, promovendo um clima desfavorável à produtividade e às boas relações interpessoais. Mau humor contamina. Comportamento gera comportamento. Sempre me vem à cabeça a reação das pessoas frente a um colega bem humorado e outro mal humorado. Este último consegue baixar o moral dos que se aproximam e o reflexo no ambiente é sentido até pelos que estão por ali de passagem. Aqueles que demonstram estar de bem com a vida têm o poder de energizar suas equipes, fazendo-as enxergar possibilidades de realização pessoal. A fisiologia do bom humor é traduzida por gestos naturais, olhos brilhantes, emoção na voz, postura de atenção ao contexto. É preciso achar o caminho da alegria no ambiente de trabalho. Afinal é trabalhando que passamos maior parte de nossas vidas.

AS ESTRATÉGIAS PARA O BOM HUMOR - PERFIL

• Comportamento por vezes irreverente e livre, abrindo sendas para questionamento de limites e rompimento de algumas regras. Compreensão de que a vida é uma tragicomédia e que grande parte de nossa sabedoria é assumi-la com alegria, sem perder a vitalidade.

• Habilidade para jogar com palavras de forma a minimizar climas tensos.

• Facilidade para brincar, agir de forma lúdica, rir das dificuldades e contagiar as pessoas, alegrando o ambiente.

COMPETÊNCIAS DE LIDERANÇA

• Habilidade para estabelecer um clima de espontaneidade e alegria, cedendo espaços para questionamentos, renovação de idéias e melhoria nos processos empresariais. A irreverência é importante para questionar o existente e deixar para trás o que não serve mais.

• Uso do humor para rir dos próprios erros e dificuldades. Quando tal fato acontece, as pessoas ao redor se sentem à vontade para ousar e inovar, sem o medo da crítica.
O bom humor, quando bem canalizado, estimula a inovação e o surgimento do arquétipo “bufão”: aquele personagem que se veste de forma chamativa, coloca um chapéu de várias pontas e diz ao rei tudo que os outros súditos não têm coragem de falar, melhorando a performance de liderança no reino. O “bufão” evita que o rei passe a vida reverenciando as tradições, as normas, as políticas, os procedimentos, a autoridade etc, sem mudar o que não serve ou não funciona.

CONSTRUINDO O CAMINHO DO BOM HUMOR

Acreditamos que o contexto competitivo em que estão inseridas nossas empresas, ameaçando inclusive a manutenção de diversos postos de trabalho, levam alguns líderes a agir de forma austera, fechada e mal humorada. Existem alguns desafios pessoais que, se praticados regularmente, contribuem sobremaneira para o resgate da alegria de viver.

1. Leia a coleção “Maluquinho”, do Ziraldo (Menino Maluquinho, Professora Maluquinha, outros) e concentre sua atenção na forma de ver a vida dos personagens. Eles nos dão algumas lições e nos fazem resgatar e rever valores pessoais.

2. Pergunte-se: Como você enxerga as outras pessoas? Tem confiança nos colegas e colaboradores? Valoriza o que vem realizando? Acredita que estão dedicando o melhor que têm para oferecer? Enxerga suas potencialidades e talentos? Admira e reconhece suas capacidades? No caso de respostas negativas, está na hora de rever suas crenças e valores e descobrir o que está levando-o a enxergar somente o lado cinzento do ser humano.

3. Tente sorrir e enxergar o lado cômico das pequenas falhas cometidas no dia-a-dia, por você e pelos colaboradores.

4. Observe e colecione slogans que exortam o bom humor.

5. Aproxime-se de pessoas que apresentam bom humor e deixe-se contagiar pelo clima de alegria que elas transmitem.

6. Procure atividades que o façam se alegrar. Acostume-se a ser feliz!

Finalmente, é importante lembrar que o ser humano é responsável pelas escolhas que faz e que cada um de nós precisa investir na construção da própria felicidade. A vida é curta e merece ser vivida com bom humor.

Eu fico com a pureza da resposta das crianças: a vida é bonita. Viver e não ter a vergonha de ser feliz. Cantar e… cantar e … cantar a eterna beleza de ser aprendiz. Eu sei que a vida devia ser bem melhor. E será. Mas isso não impede que eu repita: é bonita, é bonita, é bonita! (Gonzaguinha).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...