17 de fevereiro de 2009

EVITE OS COMPORTAMENTOS DOS PERDEDORES.



Para encontrar as respostas que você precisa para conquistar e manter uma presença forte no mercado em que atua, como profissional ou empresário, é muito importante conhecer as posturas que o levarão a ser um vencedor. Mas, mesmo antes de saber sobre os comportamentos dos verdadeiros campeões, é importante conhecer sobre as pessoas que se comportam como perdedores – desse modo, você poderá evitar se posicionar como elas. Os perdedores nas empresas são de quatro tipos diferentes:

O Mimado: aquele que age como se fosse uma criança, com atitudes egoístas e infantis. Algo assim como aquela criança que sempre diz para os amigos “Se não for do meu jeito, eu não brinco”. Ou seja: “Se não as coisas não forem como eu quero, não colaboro!”. São profissionais que recebem as críticas como uma ofensa pessoal e portanto têm muita dificuldade para evoluir. No fundo, eles querem que a empresa trabalhe em função deles.

O Enrolador: aquele que faz cara de preocupado com as coisas da empresa, mas quando é confrontado com as dificuldades dá um monte de ideias que tangenciam os problemas, mas na verdade não consegue entregar os resultados prometidos. Procuram mostrar dedicação, mas não têm foco no que realmente precisa ser feito e vivem sempre com explicações para os seus fracassos;

O Encrenqueiro: aquele que quando as coisas não andam bem fica brigando com todo mundo, procurando culpados e gerando acusações, em vez de colocar a mão na massa para ajudar a buscar soluções. Geralmente quando os problemas acontecem ficam nervosos, criam mais conflitos e acabam não resolvendo os problemas nem superando os desafios;

O coitadinho: aquele que, quando as coisas não dão certo, faz uma cara de vítima do destino e não assume a responsabilidade pelo seu trabalho – como se tivesse sido atingido por uma fatalidade, ou pela má sorte. Está sempre dando desculpas pelo seu fracasso e, principalmente, é especialista em colocar a responsabilidade pelos maus resultados em quem não está por perto.

Esses personagens cada vez têm menos espaço nas organizações, porque os resultados lhes são cobrados todos os dias e, como eles não entregam o que prometem, simplesmente acabam desmascarados por sua incompetência e falta de comprometimento.

por Roberto Shinyashiki

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...