20 de fevereiro de 2009

Eventos com qualidade!


Você foi em algum evento recentemente? Vale palestra, seminário, congresso, workshop, etc…

O que você achou destes eventos? Como foram organizados? Qual era o formato?

Possivelmente, você foi em algum auditório onde alguém apresentaria algo sobre um assunto qualquer (física quântica ou sexo dos anjos… isto não importa).

Inicialmente se formaria uma mesa com os especialistas / autoridades / organizadores onde cada um sentaria em sua cadeira e faria uma breve abertura… sempre aquela rasgação de seda:

“… estou muito satisfeito de estar aqui….”
“… tive o prazer de reencontrar fulaninho de tal que foi meu colega de colégio em 1974, lembra da professora de português, fulaninho?”
“… nunca estive diante de uma platéia tão calorosa e inteligente…”

Bem, depois chama-se o palestrante que vem com a onipresente apresentação de PowerPoint… cheia de tópicos, agendas, citações, piadinhas prontas, etc…

Depois de uma hora e meia de blábláblá, o palestrante lamenta pois o tema é muito envolvente e o tempo já estourou em 30 minutos e os 5 minutos de perguntas tem que ser cancelados. “Mas vocês podem me passar as perguntas por escrito que eu respondo por e-mail!!! Ah… e o coffee break vai ser só de 10 minutos, pois estamos com a agenda atrasada…”

Coxinhas de frango, empadinhas com azeitona, guaraná Kuat sem gás e 10 minutos depois voltamos para mais uma maratona verborrágica.

Será que ainda vale a pena sair de casa, pegar aquele trânsito, ou ainda pior, enfrentar um aeroporto para ir a um destes eventos? Será que vale a pena perder 1 dia para extrair o conteúdo que poderia ser condensado em 1 hora?

Os eventos precisam passar por uma inovação radical…

A velocidade das coisas mudou, a informação não flui mais, ela voa… a geração MTV / Internet / Orkut / MSN já está em outra sintonia.

Algumas idéias:

1. Chega de monólogo. As pessoas querem dialogar: 15 minutos de apresentação e 45 minutos de pergunta.
2. Coffee break não serve só para encher a pança. O networking entre as pessoas se dá nestas ocasiões. O coffee pode permanecer, o break tem que ser bem maior.
3. Power Point ainda vai, mas pelo amor de Deus, não copie o livro na transparência. Se fosse para ler, não precisaria de fazer um evento.
4. Menos verborragia, metodologias, citações, rasgações de seda… Mais interatividade, discussão, conteúdo, resultados…

Bem, entre um evento e outro, ainda estou esperando o convite para um evento inovador…

Fonte: Blog do Instituto Inovação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...