27 de julho de 2009

CAMINHO DO VIAJANTE


Este texto faz analogias do arquétipo Viajante e as competências pessoais necessárias que o profissional de hoje precisa desenvolver.

*Os arquétipos são formas determinadas de enfrentar a vida, atitudes particulares que aparecem representadas em imagens universais.

Convido-os a percorrer O CAMINHO DO VIAJANTE.

“Cheguem até a borda, ele disse.
Eles responderam: Temos medo!
Cheguem até a borda, ele repetiu.
Eles chegaram.
Ele os empurrou e eles voaram”.

Voar, para muitos de nós, significa superar limites, ir além do horizonte, enfrentar o desconhecido, ir em busca do sonho.
Parece uma tarefa fácil e ao alcance do todos. E deveria, se não estivéssemos sob a égide de padrões que, na maioria das vezes, nos paralisam frente aos desafios.
Os modelos de gestão ainda conservam paradigmas que, no lugar de estimular as pessoas à aventura e ao risco, fazem com que tenham medo do novo.
Este texto quer estimular o profissional a ajudar suas equipes a alçar novos vôos. Empurrar as pessoas, quando estas estiverem prontas para voar! Descobrir a mágica da liderança, em qualquer posição que ocupe na organização.
Ao enfrentar os desafios, vamos viajar por caminhos ora conhecidos e ora inimagináveis. É necessário passar pelo caminho do viajante e aprender a conviver com o medo e o domínio,o risco e a confiança, a certeza e a incerteza, com o alvo e o caminho.
A ESTRATÉGIA DO VIAJANTE
• OLHAR DO VIAJANTE: O viajante tem o coração aberto ao desconhecido, supera medos, preconceitos e certezas. Desfruta a viagem, valorizando o caminho. Está aberto a novos pontos de vista e se mistura nas formas de vida, culturas e maneiras distintas que encontra pelo caminho, tornando a viagem mais agradável e desafiante.
• A POSTURA DO VIAJANTE: diferente do turista que delega sua viagem a uma agência e segue a programação feita por outros, o viajante tem sua própria meta, é um verdadeiro explorador, deixa-se seduzir pelo encanto do inesperado. Engana-se, refaz sua rota. Leva pouca bagagem. Cresce com a caminhada. Faz do estranho o conhecido. Assume a vida como uma aventura que vale a pena ser vivida, sem nunca perder o entusiasmo, a capacidade de aprender e surpreender-se. O viajante está sempre disposto a enfrentar de tudo: o programado e o inesperado. Se cai ou se machuca, no lugar de parar e reclamar, levanta-se e procura a cura para seguir a viagem, sem buscar culpados.
• O PERFIL DO VIAJANTE: Explora o mundo externo e também interno, trabalhando na construção permanente de sua identidade. Cultiva a paixão pelo conhecimento, tem espírito pioneiro e abraça as causas que valham a pena lutar. Escuta seus sentimentos, enfrenta seus temores, identifica suas necessidades e descobre seus sonhos e dons.

COMPETÊNCIAS
• Autoconfiança.
• Interesse pelo novo.
• Crença nas possibilidades de alcançar resultados através das pessoas.
• Flexibilidade para lidar com as diferenças individuais.
• Entusiasmo com projetos em andamento.
• Capacidade para enfrentar as dificuldades com coragem, persistência e energia.
• Exploração e identificação de oportunidades onde os outros enxergam o caos.
• Reconhecimento dos erros e facilidade em refazer planos sempre que necessário.
• Capacidade para aprender com sua equipe.
• Habilidade para correr riscos calculados.
• Senso de exploração
• Constante busca do autoconhecimento como fonte de fortalecimento da auto-estima
• Identidade forte
• Sensibilidade para identificar suas próprias necessidades, sonhos e medos.
• Consciência de que é o responsável pela própria vida, pela liderança pessoal.

O CAMINHO DO VIAJANTE - ETAPAS.
Quando adotamos a estratégia do viajante, passamos pelas etapas que se seguem:
1ª - POSTURA DE ESTABILIDADE: caracterizada pela aceitação da rotina e pela ausência do espírito explorador.
2ª - SINAL DE ALERTA: causada por algum acontecimento que nos tira da zona de conforto. Por exemplo, uma perda ou uma mudança inesperada na vida pessoal ou profissional. Agindo como elemento alavancador para a ação.
3ª - ENCONTRO COM AS SOMBRAS E DRAGÕES: frente ao desconhecido, emergem os temores. Medos oriundos da perda de estabilidade aparecem nesta etapa, como sombras e dragões, tentando paralisar nossa ação.
4ª - ENCONTRO COM ALIADOS: na travessia do viajante, sempre há aliados. Eles se manifestam através de pessoas, do resgate de crenças, de personagens do mundo mítico ou o do encontro com o lado espiritual.
5ª DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA: nesta etapa, começamos a descobrir uma nova consciência de nossas reais possibilidades, da missão e dos desafios que teremos que enfrentar. É o momento do “clic”, do acordar para novas possibilidades. A luz no fim do túnel.
6ª - CELEBRAÇÃO: ao assumir a travessia como uma aventura de descobrimento, o viajante finalmente vê-se livre dos dragões e encontra o seu herói interior, alça seus próprios vôos.

CONSTRUINDO O CAMINHO DO VIAJANTE
DESAFIO: escrever uma carta a um amigo distante (real ou imaginário) contando como foram seus últimos anos e como você se enxerga no futuro.
• Deixe voar a imaginação.
• Use as perguntas a seguir como guia.
• A descrição da carta conterá a realidade vivida e as imagens visualizadas do futuro.

PERGUNTAS BÁSICAS:
1. Que mudanças significativas fiz em minha vida nos últimos anos?
2. Que mudanças gostaria de promover em minha vida nos próximos anos?
3. Que fatores internos poderão dificultar estas mudanças: medos, crenças, preconceito, auto crítica exagerada?
4. Que fatores externos relacionados à família, amigos ou trabalho, poderão bloquear as mudanças desejadas?
5. Que aspectos em minha vida se tornaram rotina e já não se constituem em um desafio?
6. Quais os últimos riscos que assumi em minha vida e o que aprendi com eles?
7. Que mudanças importantes pretendo realizar em minha vida profissional?
8. Com que aliados posso contar?
9. A que conclusões posso chegar após refletir sobre as questões anteriores: preciso mudar aspectos da vida pessoal ou profissional?
10. Qual meu prazo para efetivar as mudanças necessárias e como vou celebrar as vitórias?
http://www.umtoquedemotivacao.com/recursos-humanos/empregabilidade/caminho-do-viajante

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...