26 de outubro de 2012

Home Office em casa!


Imagine o seu ambiente de trabalho com um computador, uma impressora, uma cadeira confortável e uma cama aconchegante bem perto de você. Agora pense em poder montar a sua própria carga horária de trabalho ou de estudos e não precisar enfrentar o trânsito caótico de todos os dias. Os dois exemplos são parte das várias tentações e facilidades do home office, o trabalho em casa.

Montar o escritório ou a sala de estudos na residência tem sido cada vez mais comum no Estado, principalmente para os profissionais de Engenharia e Tecnologia de Informação. Entretanto, não é tão simples quanto parece. É necessário organização e, acima de tudo, responsabilidade com metas e resultados.
fotos: Divulgação/SXC
Home Office

1. Avalie


Muitas vezes, a iniciativa pode partir da própria empresa. Mas, ao decidir trabalhar nessas condições, o profissional deve ter em mente uma série de fatores importantes e que podem ter consequências boas ou mesmo desastrosas no futuro. É o que explica a especialista em carreira e Recursos Humanos, Gisélia Curry.

"Quem quer trabalhar home office tem que responder algumas perguntas. Primeiro: gosta de trabalhar sozinho e é organizado? Trabalhar sozinho causa o isolamento social. Buscar flexibilidade de trabalho e otimização do tempo é um lado positivo. Mas não pode anular os pontos negativos. Trabalhando sozinho você reduz os contatos fisicamente e minimiza a projeção de carreira", explica.

Outro ponto revelante diz respeito aos custos de montar um escritório em casa. Aí aparecem os desafios financeiros e a necessidade de encontrar um espaço. "Montar uma estrutura home office não é nada barato. Você precisa ter uma tecnologia específica para isso". Para os estudantes, é um mais simples, dependendo basicamente de uma bancada espaçosa e uma cadeira. 
Home Office
Mostre serviço ao seu gestor
2. Dê visibilidade ao seu trabalho Tocar projetos, planejar ações e tomar atitudes corporativas são tarefas que mostram a produtividade do funcionário. Em casa é diferente. O gestor mede a participação do trabalhador em home office pelos resultados apresentados à empresa. Gisélia alerta que é fundamental consolidar uma imagem e "mostrar serviço" ao mercado, profissionalizando as ações o máximo possível. Vale lembrar que a medida é válida para autônomos e contratados.

"Uma ótima ação para quem trabalha como autônomo em casa é profissionalizar a apresentação. Construa uma logomarca, um site, um blog, papelaria com logo para apresentação, um e-mail personalizado. Para que o trabalho não fique muito caseiro", indica.

Home Office3. Cuidado com a internet e com o preconceito

Segundo a consultora de carreira, é comum haver preconceito com quem trabalha em casa. Piadinhas relacionadas a "vida de marajá" ou dúvidas sobre a qualidade do trabalho feito longe dos olhos do gestor acontecem com frequência. Por este motivo, o profissional deve ter fiscalização constante do próprio trabalho e até mesmo da imagem.

"Muitos pensam que gerir uma carreira em home office é só para autônomos. Mas não é assim. Além disso, essa estrutura não é simplesmente um trabalho caseiro. Existe um preconceito muito grande com pessoas que trabalham em casa. Então o profissional deve estar sempre preocupado com a postura, apresentação e forma de trabalho, para que não caia nessa linguagem preconceituosa", alerta.

Home Office4. Fiquei atento a horários e regras
No home office uma característica que costuma encher os olhos é a vantagem de não ter cartão de ponto para fiscalização de horários. Mas as regras não mudam tanto. Sem o funcionário à vista, a empresa não tem garantias de que tudo está sendo feito conforme o combinado. Para evitar problemas, mostre resultados.

"Quem está trabalhando em casa é muito mais cobrado do que aquele que está dentro de uma estrutura física. O seu gestor não está vendo o que você está fazendo. Em casa, você é cobrado por resultados, e não pela carga horária. É exigido muito mais atividade. Eles querem os prazos sempre mais curtos, espera-se que o resultado seja sempre melhor, e a pressão por resultados também é bem grande", explica.

Home Office5. Passe longe da geladeira
A geladeira, por incrível que pareça, é um dos maiores vilões do home office, seguida de perto pela cama e TV. Trabalhando ou estudando na própria residência, os assaltos à cozinha para um 'lanchinho rápido' acabam acontecendo com mais frequência que o normal. A prática além de prejudicar a saúde, prejudica também o rendimento.

"O maior problema quando eu faço um projeto de home office é a geladeira. Ela é aberta de seis a oito vezes durante o dia. De uma em uma hora a pessoa abre a geladeira para pegar alguma coisa para comer. Isso tudo é uma tentação. E tem mais coisa. É a televisão ligada ali perto, a cama aconchegante, as redes sociais que você acessa ao mesmo tempo em que elabora um trajeto. Acontece".

Home Office6. Deixe os limites claros à família
Enquanto o serviço é feito, o filho pede ajuda no dever de casa. Minutos depois, a esposa chama para correr na sala e ver o noticiário na televisão. Isso quando o cachorro não morde o fio do telefone e derruba parte dos projetos no chão. Família é sempre imprevisível. Mas pede atenção. O maior desafio é conseguir concentrar os esforços no trabalho e deixar claro que há momentos para lazer e momentos para diversão.

"Se possível, você deve ter um ambiente que funcione só como escritório. A partir do momento que você tem aquele ambiente para usar como trabalho e uso social, você mistura o trabalho com o seu dia a dia. E acaba deixando as coisas fora do lugar. Não há liberdade para deixar um projeto aberto para continuar depois, entre outras questões".

Home Office7. Arrume o escritório

Na sala de trabalho, é primordial ter gavetas espaçosas para que o material possa ser todo guardado assim que o expediente termina. Cadeira confortável e que favorece o bom posicionamento da coluna é outro ponto essencial, assim como bastante iluminação natural e artifical. É importante que o ambiente esteja sempre limpo e organizado. Afinal, ambiente de trabalho também serve para abrigar reuniões.

"Se você receber clientes em casa ou alguma coisa do tipo, o ideal é ter uma entrada independente para a sala de trabalho. Lembrando sempre que não é só o escritório que deve estar organizado. Se você atende em casa, o lugar por onde a pessoa vai passar também deve estar organizado. Isso vai dizer muito sobre você".

Todas as orientações das especialistas na reportagem também servem para estudantes que ficam várias horas do dia debruçados para vestibular ou concurso público, por exemplo. Nesses casos, ter um ambiente da casa separado para o 'isolamento' é fundamental.
Home office
Confira abaixo um guia rápido das principais orientações para quem planeja uma carreira em home office ou ouça o áudio com as dicas

- Pergunte a si próprio se gosta de trabalhar sozinho e se é organizado. Quem é muito comunicativo e gosta de trabalhar em equipe pode acabar caindo em depressão.

- A sua estrutura em casa está preparada para isso? Telefone específico, secretária eletrônica, um bom computador, uma impressora de boa qualidade, internet banda larga com boa velocidade são itens necessários.

- Avalie se encaixa no seu perfil de atividade: trabalhar em casa otimiza custos de estrutura e permite contratar funcionários no mundo inteiro, além de permitir flexibilidade de mão-de-obra. Para a empresa, reduz custos com alimentação e permite liberdade geográfica ao profissional.

- Cuidado com o isolamento social. Outra desvantagem é o custo de montagem do escritório. Quando a pessoa é autônoma, é comum que os gastos sejam bem grandes. Mas, quando é empresa, é comum que ela seja responsável por custos com telefone ou carro disponível para reuniões.

- No Espírito Santo, várias empresas de fora têm procurado gestores em áreas de cosméticos, engenharia ou comércio de produtos do ramo varejista. A maioria das empresas só pede três requisitos: um notebook, um carro e uma secretária ou assistente.
Fonte: gazeta online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...