26 de dezembro de 2011

Vamos vencer o medo de falar em Público!


Por Van Marchetti


  


Toda vez que você precisa realizar uma reunião ou uma apresentação, sente palpitações, tremedeiras e tonturas? Fique tranquilo. Você não está sozinho nesta jornada. Falar em público, segundo uma pesquisa realizada nos EUA, com mais de 3.000 pessoas, é o maior medo do ser humano. Maior mesmo que até da própria morte.
Mas é possível eliminar esse medo?
Primeiro, precisamos nos conscientizar sobre a palavra MEDO. Segundo Eckhart Tolle, autor do Best Seller: O Poder do Agora,
“(…) a doença psicológica do medo não está presa a qualquer perigo imediato concreto e verdadeiro. Manifesta-se de várias formas, tais como agitação, preocupação, ansiedade, nervosismo, tensão, pavor, fobia, etc. Esse tipo de medo psicológico é sempre de alguma coisa que poderá acontecer, não de alguma coisa que está acontecendo neste momento. Você está aqui e agora, ao passo que a sua mente está no futuro. Essa situação cria um espaço de angústia (…).”
Então o medo é algo que nos faz “sofrer” por antecedência, devido aos nossos paradigmas, crenças e bloqueios que juntos formam toda a cadeia de pensamentos negativos e nocivos sobre o “porvir”.
Por exemplo, se tenho que fazer uma apresentação (ela ainda não aconteceu), certo? Então como posso antever que será um fracasso? Onde está a origem deste meu pensamento.
Estará, talvez, na minha mente? Na autocrítica negativa? Na aversão frenética que tenho da crítica alheia?
Uma coisa é certa: eu tenho o poder da escolha de que pensamentos habitarão minha mente. E isso não é mágica. É atitude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...