13 de abril de 2011

Sustentabilidade no dia a dia!


10 passos para se tornar sustentável - Por Lincoln Paiva
MARIANA TAVARES DE CAMPOS
Bom pessoal, achei interessante esta matéria e resolvi compartilhar com vocês. Vejam!


Os 10 passos para se tornar sustentável no dia a dia:

1. Você pode contribuir através do uso racional de seu veículo ou meio de transporte utilizado diariamente. Comece deixando o carro uma vez por semana na sua casa. Aproveite o rodízio se você mora ou trabalha nas zonas metropolitanas da capital paulista. Veja quais são as alternativas que você tem de transporte, inclusive carona. Ajuste seus compromissos e comece já.

2. Calcule quantos quilos você está emitindo de CO2 por ano. Existem muitos sites na internet com calculadoras de CO2 para motos, carros e ônibus.

3. Crie uma meta pessoal de redução de CO2, corte pelo menos 20%. Se você optar por transportes coletivos, tome as devidas precauções como estabelecer planos de horários e saia mais cedo de casa.

4. Se você mora até cinco quilômetros do seu destino, tente ir a pé, vista um tênis confortável durante a caminhada e troque-os por um sapato quando chegar ao trabalho caso haja necessidade. Não faça o mesmo trajeto que você faz de carro, tente encontrar rotas com menos trânsito.

5. Até cinco quilômetros também há a possibilidade de ir de bicicleta, escolha caminhos fora da rota de ônibus e carros. Acorde mais cedo, antes da formação dos congestionamentos e da poluição. Entre 6h e 7h da manhã a temperatura é amena.

6. Estimule na sua empresa a carona compartilhada. Na Europa muitos grupos de caronas são criados e eles chegam a alugar carros somente para compartilhamento e os custos são divididos igualmente.

7. Tente utilizar meios de transportes alternativos que não utilizem combustíveis fósseis para ajudar a redução de CO2.

8. Inclua na sua agenda o dia da semana sem carro, como se fosse religião, e ajuste seus compromissos em relação a esse dia. Nossa experiência ensinou que tanto clientes quanto os chefes acabam se adequando a estas práticas sustentáveis e você passa a ser visto com outros olhos pelas pessoas.

9. Se você já pratica meios sustentáveis de deslocamentos, não tente evangelizar as pessoas próximas de você para não se tornar uma pessoa chata. O exemplo é a melhor forma de conscientizar as pessoas.

10. Tente se superar a cada dia, incorporando formas sustentáveis de deslocamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...