Salvador Dalí
O 1° Marquês de Dalí de Púbol nasceu em 11/05/1904 na Espanha em uma família de classe-media ou apenas Salvador Dalí é o nome da arte do século XX.
O movimento Surrealista tem ele como imagem já que deixou sua marca na fotografia, escultura, cinema, literatura e pintura alem disso seu próprio visual excêntrico fazia dele uma obra prima su-real. Esse seu estilo já podia ser visto em 1921 quando estudava na Academia de Artes de San Fernando em Madri, no qual foi expulso em 1926, o seu visual acabou sendo notado antes que sua arte, nessa época Dalí fez experiências com o cubismo e o dadaísmo. Muito influenciado por Pablo Picasso fez questão de velo primeiro que o Louvre em sua primeira visita a Paris, Picasso já tinha ouvido falar do jovem artista através de Miró.
Pierre-Auguste Renoir
O pintor francês Renoir (1841-1919) começou como decorador de porcelana com o dinheiro que obtinha pagava suas aulas de arte e assim se tornou um dos maiores nomes do impressionismo. Renoir era do movimento impressionista pintava plein-air (ao ar livre) assim como os outros desse movimento mas Renoir exibiu suas obras em apenas quatro das oito mostras impressionista, o artista também sempre valorizou as formas dando as suas obras mais controle e solidez, sempre cercada de elegância por influencia do rococó e sensualidade o artista afirmava que gostaria que suas obras fosse agradável aos olhos.
Renoir era muito amigo de Monet, eles pintavam juntos e com os mesmos modelos produzindo versões únicas de um mesmo tema Seus temas por muitas vezes devido a sensualidade remetia o mestre do período de transição neoclassico e romantismo Ingres (1780-1867). Renoir lutou na Guerra Franco-Prussiana de 1870-1871. Em seu final Renoir que sofria com fortes dores causada pela artrite já tinha os dedos paralisados pela doença o artista amarrava o pincel ao braço e assim criou obras com pinceladas amplas.
Wassily Kandinsky
O Russo Kandinsky (1866-1944) foi um professor da Bauhaus e introdutor da abstração no campo das artes visuais. Apesar da origem russa, adquiriu a nascionalidade francesa. Nascido em Moscou estudou direito chegando a s formar pela Univercidade de Moscou. Na década de 1911 Kandinsky desenvolve seus primeiros estudos não figurativos, fazendo com que seja considerado o primeiro pintor ocidental a produzir uma tela abstrata. A criação de Kandinsky de trabalhos puramente abstractos seguiu um longo período de intenso desenvolvimento e amadurecimento do pensamento teórico baseado nas suas experiências pessoais artísticas. Chamou a esta devoção como beleza interior, fervor de espírito e uma necessidade funda de desejo espiritual, que foi o aspecto principal da sua arte.
Kandinsky foi igualmente espiritualmente influenciado por Helena Petrovna Blavatasky (1831-1891) o mais importante exponente da Teosofia (A Teosofia é um corpo de conhecimento que sintetiza Filosofia, Religião e Ciência nos tempos modernos) a teoria teosófica solicitou que a criação é uma proporção geométrica, começando num único ponto. O aspecto criativo das formas é expressado por uma série descendente de
círculos, triângulos e quadrados.
O Cavaleiro Azul
As pinturas de Kandinsky do período em que fez parte do grupo Der Blaue Reiter ("O cavaleiro Azul") (1911-1914), foram compostas por massas coloridas largas e bastante expressivas, avaliadas independentemente a partir de formas e linhas que já não serviam para delimitá-las. Estas seriam sobrepostas numa forma bastante livre para formar pinturas duma força extraordinária.
A influência da música foi bastante importante no nascimento da arte abstracta, como sendo abstracta por natureza, este não tenta representar o mundo exterior mas antes para expressar, numa maneira imediata, os sentimentos interiores da alma humana. Kandinsky às vezes usava termos musicais para designar o seu trabalho; ele chamou a muitas das suas pinturas espontâneas “Improvisações”, e “Composições” a outras muito mais elaboradas e trabalhadas em comprimento, um termo que ressoou nele como um orador.
Além da pintura Kandinsky desenvolveu a sua opinião como um teórico da arte. De fato, a influência de Kandinsky na história da arte do ocidente talvez resulte mais dos seus trabalhos teóricos do que propriamente das suas pinturas.
Ao mesmo tempo que escrevia “Do espiritual na Arte”, Kandinsky escreveu o Almanaque do Cavaleiro Azul, que serviram tanto como defesa e promoção da arte abstracta, assim como uma prova de que todas as formas de arte eram igualmente capazes de alcançar o nível da espiritualidade. Ele acreditava que a cor podia ser usada numa pintura como uma coisa autónoma e distanciada de uma discrição visual de um objecto ou de uma qualquer forma.
Em constante contato com os artistas da vanguarda, passa a lecionar na Bauhaus até 1933 quando a escola é fechada pelo governo nazista. Muda-se para Paris e aí viveu até o fim de sua vida.
http://artheleo.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário