Muitas vezes, o que está escrito no currículo não traduz necessariamente a experiência do candidato
Selecionar o melhor profissional entre os melhores não é tarefa fácil. Analisar as qualificações e perceber qual perfil é o mais adequado para determinada vaga é um exercício de paciência que requer muita atenção e minúcia. Qualquer deslize pode ser fatal e comprometer todo o processo, resultando em uma contratação equivocada.
Segundo Silvia Moraes, diretora da Moraes Cursos, empresa especializada em treinamentos de legislação empresarial e comportamento organizacional, a escolha do profissional certo é feita por meio de técnicas e ferramentas adequadas. "O profissional incumbido da seleção deve conhecer detalhadamente a vaga e, após criterioso desenho do perfil da mesma, terá mais facilidade em encontrar o candidato que se adapta às exigências do cargo", afirma.
Silvia ressalta ainda que a entrevista é uma das técnicas utilizadas, que exige preparo do entrevistador para que o mesmo tenha capacidade de analisar cada resposta do candidato, seja verbal ou corporal.
A veracidade das informações do currículo do aspirante à vaga só pode ser realmente checada quando este está sendo entrevistado. Muitas vezes, o que está escrito no currículo não traduz necessariamente a experiência do candidato. Há pessoas inserindo cursos que nunca fizeram ou qualidades que não têm.
Dessa forma, conduzir uma boa entrevista é possível, desde que sejam feitas perguntas abertas e específicas, que busquem na experiência anterior do candidato dados sobre sua capacidade de adaptação às exigências da vaga e da empresa contratante. Testes psicológicos e outros também são formas de checar o que é verdade e o que é mentira.
"Importante: hoje, existem muitos candidatos mais preparados que o entrevistador. Eles se valem de técnicas aprendidas em cursinhos que ensinam como sentar, o que falar, como se vestir etc., e isso impressiona, muitas vezes, o entrevistador despreparado", frisa Silvia.
Como as empresas devem proceder para conquistar os melhores profissionais os mais qualificados?
A resposta à pergunta acima também é complexa, começando pelo fato de que atualmente o profissional que busca uma colocação costuma procurar um local com boa reputação e ambiente de trabalho, entre outros atributos.
"As empresas devem investir em sua imagem, pois, certamente, os talentos serão atraídos", diz Silvia, argumentando que é necessário se dar importância ao endomarketing, à pesquisa mercadológica, enfim, à comunicação da empresa com o mercado.
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