30 de janeiro de 2010

UMA ANÁLISE 'SWOT' PESSOAL



por Alexandre Bobeda

Em planejamento estratégico, a análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats, em português - Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) é uma maneira bastante eficiente de identificar os pontos fortes e fracos de uma organização, bem como examinar as oportunidades e as ameaças que poderão ser enfrentadas no mercado de atuação. Como resultado dessa análise, temos um relatório que contém informações a respeito de fatores internos da empresa (strengths and weaknesses, forças e fraquezas) e sobre fatores externos (opportunities and threats, oportunidades e ameaças). Mas, e se usarmos essa ferramenta em benefício próprio? Como poderia ser uma "análise SWOT pessoal"
Vamos já pensar em uma, já que, de acordo com o guru do Marketing, Philip Kotler, não existe produto maduro sem oportunidades, mas, gerentes sem imaginação. Podemos aproveitar essa idéia e dizer que não existe um profissional sem oportunidades, mas sim a falta de visão na carreira.
Levando em consideração que cada um é responsável por sua própria carreira e que quando a mesma é bem administrada a sensação de autonomia é maior, é preciso saber a hora de nos atualizarmos e nos capacitarmos para as mudanças que sempre acontecem, onde quer que estejamos. É preciso ter autoconfiança, independentemente do porte da organização na qual nos encontramos, para saber onde estamos e onde, afinal, queremos chegar dentro de algum tempo, levando em conta determinadas forças macroambientais (econômicas, socioculturais, tecnológicas, mercadológicas) e agentes microambientais, em nível individual (formação, experiência, conhecimentos, capacidade de aprender, personalidade, aspectos financeiros). Claro, se a vida é de cada um, o mesmo pode-se dizer da carreira profissional em tempos de pensamentos, idéias e inspirações globalizados.
Para facilitar a analogia, é proveitoso saber que o objetivo da "análise SWOT", dentro do planejamento estratégico, é apresentar um panorama completo não apenas de seu próprio negócio, mas também dos concorrentes e do ambiente de negócios em que se pretende entrar ou no qual já se atue. Este snapshot tirado do ambiente de negócio como um todo, uma visão do terreno onde se encontra a empresa, serve de apoio para que as fraquezas da mesma sejam minimizadas e os pontos fortes, maximizados, melhor aproveitados, através de uma estratégia que contemple, ao mesmo tempo, as oportunidades do mercado e o que de melhor a empresa poderá fazer para aproveitá-las, sejam os pontos fracos de outros atores ou mesmo as brechas deixadas por esses. De igual forma, uma "análise SWOT pessoal" poderá mostrar um panorama de nossas qualificações e do momento profissional que atravessamos, com os mesmos pontos fortes e fracos. Logo, a partir dessas informações, descobriremos quais competências e conhecimentos temos que permitirão desbravar novos rumos na carreira e, por outro lado, quais competências e conhecimentos são necessários desenvolver para atender ou acompanhar as mudanças atuais.
Portanto, as questões levantadas por uma "análise SWOT" para a vida profissional seriam as seguintes:
Strengths/Forças:* perceba: quais são as suas vantagens como profissional? O que você faz de melhor? O que o mercado, sua empresa e seus colegas percebem como sua maior força? Qual o seu grau de esclarecimento e informação sobre o mundo ao redor? Veja o que o leva a ter maior distanciamento de seus concorrentes no mercado de trabalho.
Weaknesses/Fraquezas:* identifique as áreas em que haja maior conflito: em que aspectos você pode melhorar? Que tipo de tarefa ou atribuição você ainda não faz satisfatoriamente? O que deve ser evitado? Existem queixas de seu superior direto? O que ainda não foi cumprido por você? O que ainda não está sendo entendido por você em sua área de atuação?
Opportunities/Oportunidades:* esforce-se para descobrir na sua área de competência as forças que possui e que não estão sendo bem utilizadas: existe alguma tendência do mercado que pode ser vista como o "pulo do gato" para você? Existe alguma área correlata à sua na qual pode investir e prestar um bom serviço ou oferecer um bom trabalho, mas nunca esteve antes? Quais as verdadeiras oportunidades à mostra no mercado de trabalho atual? Analise a situação e pense. Leia e estude muito. Atualize-se. Mantenha contato com seus colegas próximos e com aqueles que formam seu networking.
Threats/Ameaças:* visualize o mundo exterior e seja também um pouco introspectivo para entender o que pode ser prejudicial à sua carreira. Que obstáculos existem pela frente? O que os demais profissionais, competidores como você, estão fazendo? Alguma nova tecnologia tem a ver com seu trabalho atual? As competências necessárias para sua área de atuação estão sendo alteradas? Você passa por problemas financeiros, de desenvolvimento ou algum outro não identificado? Você sente que, de forma geral, os demais profissionais, seus concorrentes no mercado, estão se fortalecendo ou existem outros fatores que podem impedir o seu sucesso na carreira?
Então, respondendo com consciência e uma certa abstração a essas perguntas, analisando nosso momento pessoal e profissional, podemos traçar o perfil que desejamos para nossa carreira e definir que rumos tomar a partir daí. Pode ser que já o façamos de outras maneiras, sem que se queira chamar de "SWOT" tal exercício, mas há que se ter em mente duas palavras quando tratamos de carreira: reflexão e planejamento. Duas simples palavras e uma mesma forma de encontrar um caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...