15 de outubro de 2009

TODO SER HUMANO É INSUBSTITUÍVEL




Por Roberto Patzlaff

Na sala de reuniões de uma multinacional, o diretor nervoso fala com sua equipe de gestores. Agita as mãos, mostra um gráfico e, olhando nos olhos de cada um, ameaça:
“Ninguém é insubstituível.”
A frase parece ecoar nas paredes da sala de reunião em meio ao silêncio. Os gestores se entreolham, alguns abaixam a cabeça. Ninguém ousa falar nada.
De repente, um braço se levanta e o diretor se prepara para triturar o atrevido:
- Alguma pergunta?
- Tenho sim. E Beethoven?
- Como? – o encara o gestor confuso.
- O senhor disse que ninguém é insubstituível. E quem substituiu Beethoven?
Silêncio.
Ouvi essa estória há poucos dias e pensei em comentar um pouco sobre isto.
Muitas empresas, e principalmente alguns gestores, ainda pensam que os profissionais são apenas números dentro da organização, como se fosse fácil trocar um. Pensam que é só demiti-lo e logo colocar outro no lugar. Não sabem que a desvalorização do
profissional e a falta de humanidade para com os colaboradores são alguns dos motivos que fazem com que muitas empresas fechem suas portas. O maior desafio para elas será o de descobrir e reter talentos.
Todos os nomes citados marcaram a
história porque faziam o que gostavam e era o que faziam realmente bem. Eles lapidaram todo o seu talento e sempre procuravam melhorar. E acredito que todos eles foram e sempre serão insubstituíveis.
Acredito que cada ser humano tem um potencial enorme dentro de si. O que os líderes precisam é descobrir qual é o potencial de cada colaborador e direcioná-lo para onde ele possa dar o seu melhor.
E você, acredita ser insubstituível? Pois você é aquilo que acredita ser. Acredite, você é insubstituível! Todo ser humano é insubstituível! É Único!
Desejo que encontre todo seu potencial que tenho certeza que existe dentro de cada ser humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...