10 de outubro de 2009

O QUE PARECE BOM NEM SEMPRE É O MELHOR.




por Karen Jardzwski


Sempre achei que as fábulas são uma excelente forma de transmissão de ideias, pois, na revista Motivação, a seção Contando História é uma das mais lidas. E, recentemente, utilizei uma fábula na e-zine. Resultado? Muitos leitores responderam pedindo mais fábulas.
Então, vou aproveitar a fábula "Viver na cidade ou no campo?", de Esopo, para tratar de um tema bastante comum: a mania que as pessoas têm de achar que a vida dos outros é sempre melhor que a sua, arrumando, até mesmo, alguns problemas com isso. Acompanhe a fábula:
Um camundongo que morava na cidade foi visitar o primo que vivia no campo. O do campo era um pouco arrogante, mas queria muito bem ao primo, de maneira que o recebeu com satisfação. Ofereceu-lhe o que tinha de melhor: feijão, toucinho, pão e queijo.
O camundongo da cidade torceu o nariz e disse:
— Não sei como você consegue viver com esses pobres alimentos. Venha comigo e eu lhe mostrarei como se vive na cidade. Depois de uma semana lá, você ficará admirado de ter suportado a vida aqui.
Então, os dois se puseram a caminho. Tarde da noite, chegaram à casa do camundongo da cidade, que disse ao primo:
— Depois dessa caminhada, certamente você quer um refresco. E conduziu-o à sala de jantar, onde encontraram os restos de uma grande festa. Puseram-se a comer geleias e bolos deliciosos. De repente, ouviram rosnados e latidos.
— O que é isso? – perguntou, assustado, o camundongo do campo.— São simplesmente os cães da casa – respondeu o da cidade.— Simplesmente? Não gosto dessa música durante o meu jantar!
Neste momento, a porta se abriu e apareceram dois cães enormes. Os camundongos fugiram às pressas.
— Adeus, primo – disse o camundongo do campo. Vou voltar para minha casa.— Já vai tão cedo? – perguntou o da cidade.— Sim, já vou e não pretendo voltar – concluiu.
Na prática

E você, já desejou viver a vida de outra pessoa?

Já se pegou pensando: “Fulano sim é feliz, ele tem a vida que eu pedi a Deus” ou “Beltrano não tem do que reclamar, pois ele possui o melhor cargo nesta empresa”.
Eu já me peguei com esses pensamentos, mas me dei conta, de uns tempos para cá, de que cada pessoa vive bons e maus momentos. Todo cargo ou profissão tem aspectos positivos e negativos. Ninguém vive na completa perfeição, mas muita gente demora a entender isso e passa anos sonhando com a vida dos outros enquanto faz da sua própria realidade um verdadeiro inferno.
Muitas pessoas até mudam de profissões, cidades e empresa porque acham que tudo será mais fácil baseadas somente nas experiências dos outros, como o personagem da fábula. Essas pessoas, e o camundongo do campo, só se esquecem de verificar antes se o melhor para os outros é realmente o melhor para elas.

Então, antes de pensar que os outros têm uma vida ou algo melhor que você, analise todos os prós e contras, principalmente os contras, afinal, eles existem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...