27 de outubro de 2009

O QUE É COACHING?


O que é coaching?
Por Leonardo Grapeia

O coaching é o processo de equipar as pessoas com as ferramentas, o
conhecimento e as oportunidades de que precisam para se desenvolver e se tornar
mais efetivas e eficazes, coaching em português significa treinador, treinar no
intuito de instruir a carreira profissional.

Os coaches não desenvolvem pessoas, apenas dão condições para que elas se auto
desenvolvam. Raramente você terá tempo para se envolver com cada aspecto do
desenvolvimento. E raramente você terá todas as informações, habilidades e a
sabedoria de que alguém pode precisar para garantir seu desenvolvimento.

Felizmente, não há necessidade de ser perfeito para ser um coach efetivo. Pelo
contrário, entenda seu papel como um catalisador do desenvolvimento.
O coaching é um processo contínuo, não uma conversa eventual ou um
acontecimento isolado. O líder coaching pode ser comparar com um maestro, que
em alguns momentos trabalha com apenas com um integrante, em outros orienta
todos à distância e, em outros, corta os vínculos para que possam se desenvolver
em áreas completamente fora do seu escopo. Você as leva a aprender e a treinar
regularmente, ajuda-as a canalizar sua paixão pela aprendizagem para as melhores
oportunidades e harmonizar a participação delas e dos demais integrantes da
organização.

“Educar não é encher um balde, mas acender uma chama” William Butler Yeats
Visto que todo desafio de desenvolvimento é único, não há receita de bolo. Mas há
três abordagens que são importantes para melhorar a atuação e sustentar a busca
pelo desenvolvimento no longo prazo.

Trabalhar um a um. Parte do coaching é direto e pessoal. Ofereça feedback
imediato para que descubram por si mesmos, desafie as pessoas os riscos
apropriados e ofereça encorajamento quando enfrentarem contratempos e
obstáculos, em suma demonstre a pessoa segurança e confiança.

Orientar as pessoas para que aprendam por si mesmo. Forneça as armas
para que se tornem desbravadoras do próprio desenvolvimento. Ensine-as a extrair
as lições certas de suas experiências, a encontrar outras pessoas que possam
ajudá-las e a obter seu próprio feedback e informações.

Orquestrar recursos e oportunidades de aprendizagem. Você não apenas
instrumentaliza as pessoas para o aprendizado, mas também intervém junto a
outras pessoas em seu favor. Cultive um ambiente que dê suporte à exposição
inteligente aos riscos, encontre quem possa ensiná-las ou guiá-las, derrube
barreiras que inibam a aprendizagem continua e abra as portas a novas
experiências às quais seus colaboradores não teriam acesso sem a sua ajuda

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