31 de maio de 2009

GESTÃO DA COMPETÊNCIA - 16ª AULA - MEN SANA IN CORPORE SANO

Chegamos ao final deste curso, ao menos das postagens. Agora, se achar necessário, vc pode refazer todo o curso, sem pressa... Estabeleça uma rotina semanal para cada aula e vc verá que quanto mais vc praticar, mais irá se organizar e conseguir bons resultados para uma vida com mais qualidade.
Boa Sorte!

por Dulce Magalhães
Você se lembra de um dia em que teve gripe? Quais eram seus desejos neste dia? Empreender uma viagem? Abrir um negócio? Começar um curso? Casar? Não. Com toda certeza, num dia de gripe o nosso maior desejo é ficar de cama, recuperando as forças e rezando para que aquele mal estar passe logo. Bem, se uma simples gripe nos tira de combate dessa forma, é preciso considerarmos a importância de estarmos saudáveis para aproveitarmos o melhor da vida e darmos o melhor de nós em nossa carreira. Peggy Ayala, diretora de um instituto americano para prevenção e promoção da saúde, o Camino Health Center, tem uma ótima pergunta para nossa reflexão:

"Se você não tomar conta do seu corpo, onde você vai viver?"

Nosso corpo é a nossa casa. É o ambiente onde obtemos a energia necessária para empreender nossas idéias e conquistar nossos propósitos. Muitas vezes nos esquecemos disso. Pense bem, o dia tem 24 horas, sendo que destas, ao menos oito são reservadas ao descanso, o que significa que temos 16 horas disponíveis para organizar e viver nossa vida. Não deveríamos ultrapassar a barreira das dez horas diárias para o trabalho, mas repetidas vezes fazemos uma rotina de 12 ou 14 horas de labuta, mal sobra tempo para as refeições. Qualquer desequilíbrio leva a mais e maiores desequilíbrios. Assim a gestão eficaz de seu tempo e a ação persistente em busca de realizar o que gera mais valor, podem conduzi-lo a resultados espantosamente positivos em termos de carreira. Muitas empresas, preocupadas com a performance de seus executivos, promovem check ups anuais para monitorar a condição física e o nível de estresse, e oferecer programas de recuperação e harmonização. Essas empresas já perceberam a relação entre capacidade e resultados alcançados. Você precisa gerenciar sua condição física, como quem gerencia um recurso valioso para concretização de metas ambiciosas. Portanto, tenha um plano. Não deixe sua performance ao "Deus dará". Eleja as áreas de prioridade e coloque em sua agenda as ações e atividades que deve empreender para se manter saudável de corpo e mente. Muita gente acredita que pode prorrogar para o futuro as preocupações com a saúde. Entretanto é importante lembrar que só haverá futuro para aqueles que agirem hoje.

MANTENHA SEMPRE O BOM ASTRAL
Toda nossa vida começa sempre em nossa mente. O que fazemos é um resultado direto do que pensamos. Assim o bom humor é um verdadeiro tonificante para a conquista de resultados. Você nunca verá pessoas mau humoradas levantando troféus, vencendo barreiras, comemorando conquistas. Há algumas pré condições na elaboração de planos de vida e carreira e na concretização destes. E uma destas pré condições é conseguir superar a si mesmo, ser capaz de rir de suas próprias deficiências, elevar o moral mesmo frente às piores dificuldades.Na verdade, a vida é um espaço muito curto e precioso de tempo, e não devemos desperdiça-la com pensamentos que não nos conduzam aonde queremos ir.

VOCÊ É SAUDÁVEL DE CORPO E MENTE?
Sua rotina inclui horários para exercitar o corpo? Você medita com frequência sobre sua vida e seus resultados? Você se esforça por manter-se em equilíbrio? Ou perde a compostura com frequência? Seus relacionamentos pessoais são calorosos? As pessoas sentem genuíno prazer com a sua companhia? Você está acima ou abaixo de seu peso? Sua alimentação é equilibrada? Você fez alterações importantes em seus hábitos no último ano? Você faz check-up regularmente? Tem algum distúrbio físico que exija cuidados?

DICAS PARA MANTER O PIQUE
São os detalhes que formam o conjunto. Assim crie pequenos rituais diários, que ajudem a melhorar a saúde e o astral. Se você não tem duas horas diariamente para praticar esportes e relaxar, não entre em desespero. Aproveite as mínimas brechas que sua agenda permitir. Quinze minutos podem fazer milagre se você souber usá-los bem.
- Verifique quanto tempo você precisa pela manhã para realmente se preparar para ter um bom dia. Faça uma programação. Acorde mais cedo, se necessário, mas tenha tempo suficiente para espreguiçar-se, alongar-se, tomar um bom banho e um saudável e saboroso café da manhã.
- Procure acordar sem sustos e sem pressa. Isso dá o ritmo do dia e garante tranquilidade para você se alimentar sem estar com o estômago contraído de ansiedade. Falando em alimentação, lembre-se que a primeira refeição é a mais importante do dia. Portanto, esqueça a idéia de engolir uns goles de café preto e sair correndo para o trabalho.
- Organize-se. Aprenda a separar o que é importante do restante. Delegue, recuse, negue ou simplesmente esqueça, mas só coloque energia no que de fato faz diferença. Programe um tempo, todos os dias, para você fazer o que mais gosta. Dar prazer a si mesmo é uma forma inteligente de aumentar sua motivação para conquistar melhores resultados.
- Exercite seu corpo. Entretanto não sofra com isso. Escolha um esporte ou atividade que você goste. Segundo o Dr. Cooper, o que separa um ser humano ativo de um sedentário, são vinte minutos de caminhada, três vezes por semana. Você vai perceber os benefícios de maneira direta e imediata. Comece já.
- Alimente-se corretamente. Evite comidas pesadas ou gordurosas. Dê preferência a verduras, frutas, peixes e alimentos integrais. Negocie com você mesmo, fazendo troca de guloseimas por alimentos saborosos e saudáveis. Não perca o prazer de comer, mas conquiste o prazer de comer certo. A alimentação afeta sua disposição, seu sono e sua aparência. Invista energia para melhorar seus hábitos.
- Relaxe. Antes de dormir procure fazer alguma atividade relaxante. Leia um bom livro, veja um filme, converse com amigos, dê uma caminhada, faça exercícios respiratórios ou um banho de imersão. Uma dica é esfregar os pés com uma mistura de sal grosso e óleo de amêndoas, depois mergulhá-los em uma bacia de água quente com óleos aromáticos ou ervas (saquinhos de chá de menta ou hortelã servem bem) e deixar até a água esfriar. Você vai se sentir renovado.
- Mantenha o Bom Humor. Não importa o que aconteça, procure maneiras de manter seu astral sempre em alta. Lembre-se da vantagem que é estar vivo e que o tempo é o remédio para todos os males. Dê tempo ao tempo. O desespero não muda a realidade. Quanto mais rápido você dominar seu humor, mais rápido você conseguirá superar suas dificuldades. Pense nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...