29 de abril de 2009

OS TRÊS PAPÉIS DE UM LÍDER


baseado em texto de Peter Senge
Existem várias maneiras de liderar melhor, assim como há uma forma certa de prejudicar sua atuação como líder: basta fazer exatamente o que você faz, liderar como ontem, mês passado e ano passado, sem alterar nada. É necessário mudar. Mas tenha cuidado, pois mudar sem ter motivos pode causar estresse em sua equipe, que deixa de saber para aonde está indo.
Peter Senge, um dos 20 estrategistas de negócios mais influentes do século 20, ao trabalhar o conceito das organizações que aprendem, mostra que um dos principais trabalhos do líder é construir uma equipe que aprenda a trabalhar e a lidar com as novas tendências. Para ele, o primeiro passo do líder que ensina é aumentar a adaptabilidade de sua empresa. Para isso, são fundamentais ações, como: diminuir a burocracia, eliminar a punição ao erro e estimular a aprendizagem contínua.
Na verdade, o líder precisa rever seu foco. Ele deixa de ser o herói – a pessoa mais importante em uma organização – para assumir um papel bem mais sutil. Portanto, caso você queira que sua equipe aprenda sempre e se prepare para enfrentar os desafios que virão, pense em ser uma pessoa de projeto, professor e servidor. Tais papéis exigem novas habilidades e a capacidade de construir uma visão compartilhada, de trazer à superfície e questionar o que se tem por certo e tradicional.
Esses papéis permitem que você desafie sua equipe a pensar, a imaginar novas formas de trabalhar, de atender os clientes externos e internos. Afinal, o líder é responsável por construir um grupo em que as pessoas saibam criar seu futuro e tenham consciência de que cada ação definirá como será o amanhã.
- Líder como pessoa de projeto – Peter Senge afirma que sempre que pergunta qual seria o papel de um líder em um navio, a resposta mais óbvia é: “Capitão”. Segundo ele, o líder que se busca é a pessoa que projeta o navio. Ninguém exerce mais influência que ele. De que adianta o capitão dar a ordem para “virar 30 graus a estibordo”, se está em um barco que só consegue virar 25 graus de cada vez? Comece seu projeto pelos valores e missão que deseja para sua equipe.
- Líder como professor – Ninguém tem na cabeça modelos prontos de organização, comportamento de mercado ou concorrência. O que possuímos são premissas, pedaços de informações e coisas que ouvimos falar. É papel do líder-professor pegar tudo isso e separar o que é fato e lenda, fazendo com que todos trabalhem e pensem com o mesmo cenário em mente.
- Líder como servidor – Opera em dois níveis: servir os indivíduos que lidera e o próprio propósito ou missão. O impulso natural das pessoas para aprender é desencadeado quando elas se veem envolvidas em um esforço que consideram merecedor de completo desempenho.
Portanto, mude! Aumente a adaptabilidade de sua equipe e empresa. Lidere como pessoa de projeto, professor e servidor.

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