14 de abril de 2009

MENTES PERIGOSAS


Hoje, após assistir ao progama Alternativa Saúde que falava sobre mentes perigosas, resolvi postar o comentário da psicóloga Ana Beatriz Barbosa Silva sobre os Psicopatas.
E pior, a cada detalhe, eu me lembreva de algumas pessoas com as características mencionadas.
Primeiramente ela distingue o psicótico do psicopata.
O primeiro é aquele que como o esquizofrênico, constrói, vive num mundo à parte, não vive esta realidade. (Como de louco todo mundo tem um pouco... quem não vive no 'mundo da lua' de vez em quando?)
Quanto ao psicopata: está sendo estudada a possibilidade da pessoa já nascer com esse desvio de conduta.
Costumam ser pessoas, desde pequenas, desprovidas de emoções - extremamente racionais, maltratam animais, se deliciam com o choro, a dor de um amiguinho, elogiam só quando querem algo em troca... são sedutoras, amigáveis, com um ego enorme, são sempre os melhores, as pessoas certas para a sua necessidade e quando ganham a confiança dos demais, passam a manipulá-los em nome do PODER, STATUS E DIVERSÃO. Sim, eles fazem os outros sofrer por pura diversão, prazer.
No mundo corporativo, são chamados de cobras de 'terno e gravata', adoram humilhar os subalternos.
Ela também fala que eles falham no que diz respeito as emoções, por serem desprovidos da mesma, contam várias vezes as mesmas histórias, e de modo diferente e repetem o seu padrão de conquista (da sua confiança). Se as pessoas consideradas normais conseguirem usar um pouco mais o seu lado racional, certamente perceberão o uso repetitivo do seu padrão de desvio e saberão se afastar dessa pessoa.
E detalhe, o psicopata tem um desvio de conduta e não uma doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...