8 de abril de 2009

FLORICULTURA E JARDINAGEM - Parte 2



O MERCADO
Concorrência existente: O empreendedor que se interessar no ramo de
Floricultura e Jardinagem deve procurar um imóvel que possua uma boa
localização, seja o imóvel próprio ou alugado. Deverá verificar a
proximidade de outros estabelecimentos no mesmo ramo de atividade,
identificando o tipo de produtos oferecidos e os serviços prestados, para
procurar um diferencial com relação à concorrência.

Perfil do cliente potencial: Para a floricultura, pessoas de todas as
classes que desejam presentear pessoas queridas, com presentes mais
delicados e muitas vezes menos perecíveis. Quanto à jardinagem o público
alvo é relativamente pequeno em quantidade, porém possui, na maioria,
elevado poder aquisitivo, o que, sem dúvida, acaba compensando e
tornando o negócio mais rentável.

Indicadores de potencial de demanda: Um grande potencial para a
implantação de uma empresa no ramo de floricultura e jardinagem, seria
aproveitar as datas comemorativas, tal como o dia dos namorados e dia das
mães. Além disso, a empresa poderá oferecer plantas para presentear
aniversários de casamento, bodas de pratas, decoração de buffets e outros,
podendo diversificar o negócio, com a venda de cartões, quadros, bichos de
pelúcia, vasos e até livros sobre plantas. Já a jardinagem está intimamente
ligado à administração e manutenção de jardins, formação de jardins,
limpeza e conservação dos mesmos. Esse tipo de empreendimento vem
atender uma pequena parcela da população uma vez que o custo do serviço
é um pouco elevado, sendo que o consumidor de alto poder aquisitivo que
dispõe de uma área para jardins, certamente necessitará de um serviço de
jardinagem.

DETERMINANTES DE LOCALIZAÇÃO
- A escolha do local dependerá muito do público que se quer atingir, uma
vez que parte das pessoas que necessitam do serviço de jardinagem moram
em regiões privilegiadas da cidade e próximo ao centro. Como o
empreendimento não é apenas jardinagem não precisa necessariamente
estar localizado no centro, mas que seja de preferência próximo do centro,
para que possa atender tanto o público de classe média e o público de alto
poder aquisitivo.
- A localização tem que ser de fácil acesso, de preferência em avenidas,
ruas largas, com boa visualização do local, uma vez que muitas vezes são
caminhões que entregam mercadorias e insumos. E outro fator é tentar
atingir as pessoas que passam de carro a estarem utilizando o serviço.
Sendo assim, a localização é fator determinante para a venda na floricultura
e contratação do serviço de jardinagem.
- A disponibilidade de estacionamento é muito importante, uma vez que
com a venda de plantas e insumos e contratação de serviço de jardinagem
são muitos os consumidores que poderão parar o carro para cotar o preço,
comprar e contratar serviços, portanto é indispensável um espaço de
estacionamento para atendê-los.
- O espaço interno deve ser limpo e agradável, uma vez que a limpeza está
ligada a um ótimo serviço prestado, e conseqüentemente uma boa
disposição dos produtos oferecidos e divulgação dos serviços de jardinagem
que podem ser oferecidos pela empresa.

ESTRUTURA FÍSICA BÁSICA
Tamanho do local: a empresa pode iniciar suas atividades em um espaço
físico de aproximadamente 500 m², sendo 50 m² de loja, para vendas de
produtos e contratação de serviço de jardinagem.
Layout: A administração do espaço da floricultura e jardinagem deve
contar com ótima organização dos estoques de plantas e flores, e das
ferramentas para jardinagem. Outro fator importante é a limpeza. Por
trabalhar muito com podas de plantas, arranjos de flores, a limpeza é fator
determinante para oferecer uma boa impressão da floricultura.

Fonte: SEBRAE

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