15 de março de 2009

Gestão da Competência - 3ª aula - Administração do Tempo


Quantas vezes desejamos que o dia tivesse trinta horas, para que pudéssemos fazer e viver tudo que é necessário. Mas, em contrapartida quantos momentos desejamos que o tempo passasse rápido, que aquele dia, enfim, terminasse. Às vezes até rezamos para que semanas inteiras voassem de nossas vidas.
O tempo não é o espaço percorrido pelos ponteiros de um relógio. Mas a forma como vivemos este espaço. A boa gestão do tempo é, portanto, as decisões que tomamos sobre o que tem ou não valor em nossa vida. E como tudo mais, tomada de decisão depende de treinamento. Precisamos exercitar as decisões de valor, para realmente aplicarmos e alcançarmos valor.

AS LIÇÕES DA QUALIDADE TOTAL
Faça um 5S em sua vida, aplique as bases da Qualidade Total para ter um melhor desempenho na gestão do Tempo. Comece pelo seu guarda roupa. Verifique quais as roupas e sapatos que você não usa mais há dois ou três anos e faça um descarte, passe a quem possa ser mais útil. Faça o mesmo com suas gavetas, armário e prateleiras. Elimine o que não lhe é mais útil e identifique o que de fato tem valor em sua vida. Esse é o exercício perfeito para identificação de prioridades.
De um modo geral, carregamos pela vida afora objetos e obrigações inúteis em relação aos nossos propósitos. Com esse "peso" extra, deixamos nossas prioridades em segundo ou terceiro lugar e não temos tempo para fazer o que mais nos pode realizar.
Reconhecer o que tem ou não valor significa tomar decisões preciosas em relação ao uso de nosso tempo. Se nossas prioridades devem ser o foco de nossas vidas, tempo é o meio que temos para realizá-las. Na labuta diária, muitas vezes nos perdemos na execução de tarefas "urgentes". Tudo passa a ter precedência sobre nossa agenda de prioridades e perdemos a batalha pelo uso planejado do tempo.

O URGENTE NÃO É IMPORTANTE
Toda boa gestão começa com a definição de objetivos e a eleição de princípios, com o tempo não é diferente. Se nos desviamos de nossos propósitos em função de fatos que atropelam nossa caminhada, não estamos gerenciando nada, apenas somos conduzidos ao sabor dos acontecimentos.
Perdemos tempo quando estamos atrelados à tirania do urgente. Desperdiçamos valioso tempo se não temos clareza sobre o que precisa ser feito, sobre o que gera valor, sobre o que faz diferença em nossas vidas. O urgente não é importante, é apenas parte de nossas tarefas e não deve impedir que nossas prioridades sejam realizadas.

"O Tempo não é o espaço
percorrido pelos ponteiros
do relógio, mas a forma
como vivemos este espaço."

Aprender a dizer "não", talvez seja o primeiro exercício eficaz que temos que praticar para sermos os verdadeiros senhores de nosso tempo. A revisão periódica de nossos valores nos permitirá a firmeza de princípios necessária para julgarmos o que deve ou não fazer parte de nossa vida. Responder "não" a atividades que são urgentes, mas não ampliam a qualidade do que somos ou daquilo que fazemos é um exercício de coragem importante para romper o perverso circuito do desperdício.

APRENDA A DIZER SIM
Também temos que aprender a dizer "sim". A atuar diariamente em atividades que nos levem ao destino que almejamos, que enobreçam nossa vida, que colaborem com nossa satisfação e felicidade. Tem gente que se sente culpada por ir à academia, ou passar uma manhã com os filhos, ou dar um tempo valioso para uma ação associativa, entretanto são essas atividades que humanizam nossa existência. Temos que dizer "sim" ao que faz bem à nossa alma e desenvolve nossa capacidade de pensar e agir com mais eficácia. Na equação final o uso do tempo que fazemos é exatamente proporcional ao valor da vida que levamos.

AUTODIAGNÓSTICO PARA ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO

Sei a exata diferença entre as atividades que são urgentes e as importantes?
Dedico parte significativa de meu tempo para as atividades importantes?
Reviso continuamente minha escala de valores para usar melhor meu tempo?
Tenho clareza do valor do tempo em minha vida?
Utilizo bem cada momento disponível? Crio valor no tempo à minha disposição

O QUE FAZEMOS
Desperdiçamos nosso tempo
Focamos atividades urgentes
Vivemos sob valores ultrapassados
Não seguimos nossa agenda

O QUE DEVEMOS FAZER
Termos consciência de que tempo é o único recurso não reciclável que recebemos
Identificarmos ações importantes e nos concentrarmos nelas
Fazer uma revisão periódica de valor e determinar o que de fato são nossas prioridades de vida
Aplicar disciplina no cumprimento do que decidimos como prioridades

COMO FAZER
Fazer uma revisão sistemática de valor, através da reflexão diária sobre nossos princípios e nossos propósitos de vida
Pensar antes e agir depois, atuar em coerência com as decisões tomadas
Aprender a ter tempo livre, programe tempo livre diário para resolver os imprevistos, que certamente vão ocorrer

DICAS
Programe seu dia na véspera, deixe 25% não programado para os imprevistos
Divida as atividades em essenciais, complementares e desejáveis. Realize as primeiras e delegue as demais
Faça já e em uma só operação. Comece e termine, não deixe nada para depois
Trabalhe com cronograma. Se proponha sempre um prazo antecipado ao limite
Separe suas prioridades e concentre seus esforços
Seja organizado. Mantenha sua mesa e seu ambiente de trabalho livres para a execução de tarefas imediatas. Mantenha à sua frente só o que estiver fazendo no momento
Faça sempre bom uso do tempo que recebeu.

E então, vc já está conseguindo colocar em prática os exercícios sugeridos?
Alguma mudança? Alguma sugestão?
Comente, interaja!
BOA SEMANA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...