6 de março de 2009

AS 7 HABILIDADES DE UM LÍDER


Amanhece. Em um zoológico, os animais começam a acordar. Entre eles, um imenso tigre albino abre os olhos, espreguiça-se e começa a filosofar sobre liderança, administração e o que torna uma empresa eficiente.
É assim que começa o livro Os passos do tigre, da editora Record, escrito por Lance H. K. Secretan, consultor e especialista em liderança. Como muitos autores, ele optou por escrever uma fábula, tornando a leitura mais divertida e ensinando ao mesmo tempo.
Entre as coisas que Moose, o tigre, nos ensina estão as sete habilidades do treinador de animais. O que, transportando do mundo do zoológico à realidade, equivale a chamar de sete habilidades do líder:
1. Faça críticas construtivas e nunca julgue as novas ideias dos outros. Ao contrário, desenvolva-as.
2. Preste atenção às queixas e reclamações. Elas são o verdadeiro termômetro de sua organização. Você nunca terá uma equipe sem nenhum problema, isso é certo. Entretanto, o excesso delas significa que algo vai muito errado em sua empresa.
3. Mantenha todos informados sobre as atividades da instituição e respeite o direito à necessidade de cada um saber o que acontece. Você não pode pedir que as pessoas façam algo, atinjam um certo ponto se não informar, primeiro, onde estão. Não deixe de fornecer o ponto de partida.
4. Aprenda a ser mais respeitado que querido. Um líder sempre corre dois riscos na sua equipe: ou ele se torna temido, impondo seus desejos de cima para baixo, ou cai no outro extremo, transformando-se em uma pessoa “querida”, que tenta ajudar a todos e agradar acima de tudo. Ambas as ações levam à ineficiência. O líder tem de ser respeitado. Deve se esforçar para ser justo e coerente, entender a equipe, o mercado e a empresa. O respeito não é imposto, como o temor, nem é conseguido através de chantagem emocional, como no caso de desejar ser querido. Respeito é construído a cada dia através mais de ações que de palavras.
5. Peça ajuda e conselhos a seus colaboradores. Valorize as verdades e a iniciativa de cada um.
6. Desenvolva o senso de responsabilidade em seus funcionários e espere o mesmo de seus companheiros.
7. Dê mais ênfase à competência, ao fazer certo, que às regras. O mercado e seu cliente não querem saber se você tem de preencher um formulário para tomar uma ação ou angariar 12 assinaturas em toda a empresa. Um líder não é pago para ser um burocrata, e sim para agir. Envolva e inspire sua equipe.
Assim, o tigre e seus tratadores transformam o zoológico em um lugar melhor para se trabalhar e viver e, mais que isso, fazem com que os visitantes (clientes) se sintam bem ali dentro e queiram voltar outro dia. E os animais, segundo o livro de Secretan, sabem que no dia seguinte devem ser melhores para surpreender os visitantes ainda mais.
As práticas do líder devem estar em constante aplicação. Elas não são um projeto, um plano que se faz e abandona. Ao contrário, as práticas devem ser parte de seu dia-a-dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...