20 de fevereiro de 2009

Criando um startup de sucesso!


Guy Kawasaki é o diretor de um fundo de capital semente e um cara muito bem humorado. Em 2004 ele escreveu um livro chamado “A arte do começo” (The art of the Start), onde traz diversos conselhos para empreendedores que desejam iniciar sua própria empresa. No vídeo abaixo ele apresenta de uma maneira bem divertida as principais idéias do livro.
De maneira bem resumida (assista o video!) os onze conselhos dele são:

ASSISTA O VÍDEO NO BLOGINOVAÇÃO. (veja ao lado)

1-Faça sentido.
O importante é que sua idéia/tecnologia faça sentido, que seja capaz de mudar o mundo. Pode ser uma forma de:
-Aumentar a qualidade de vida das pessoas
-Corrigir coisas erradas
-Evitar o fim de algo que seja bom

Segundo Guy os gestores dos fundos de capital de risco, por incrível que pareça, não querem ouvir que sua idéia é boa para “fazer dinheiro” e sim que ela “faz sentido”, que fará alguma diferença para a sociedade.

2-Crie um mantra para sua organização. Essa é uma das partes mais divertidas da palestra. Ele diferencia esse mantra das missões vazias de sentido. Um mantra é uma frase de três ou quatro palavras que diz o que sua empresa faz e “a que veio”.

3-Continue a caminhada (get going)
-Pense diferente. Crie algo novo.
-Polarize as pessoas. Se seu produto agrada a todos, você criou algo medíocre.
-Encontre uma alma gêmea. Se você é um sonhador, encontre alguém “pé no chão”. Se você é engenheiro, encontre alguém da área de marketing.

4-Defina seu modelo de negócio
-Seja específico. De onde virá o faturamento??
-Mantenha simples. Nada de inventar nessa hora.
-Pergunte a uma mulher o que ela acha sobre seu modelo de negócios. Assista o vídeo para conhecer a explicação.

5-Possua objetivos, premissas e tarefas

6-Descubra seu nicho

7-Siga a regra 10/20/30
Como diretor de um fundo de capital de risco Guy diz que está cansado de ver apresentações (pitches) cansativas que não agregam nada. A regra criada por ele é:

-10 Slides no máximo
-20 minutos
-Fonte tamanho 30
Você seria capaz de “vender a sua idéia” inovadora com uma apresentação nesse formato?

8-Contrate pessoas infectadas (pelo seu produto)
-Ignore o irrelevante. Muitas vezes a pessoa ser apaixonada pelo seu produto/serviço é mais importante do que sua formação.
-Contrate pessoas melhores que você.
-Faça o teste do shopping center. Se você “bateu o olho” na pessoa e não “foi com a cara dela”, não a contrate.

9-Diminua as barreiras de adoção
-Diminua a curva de aprendizado.
-Abrace o evangelismo.

10-Semeie as nuvens
-Permita test-drives
-Ache os influenciadores

11-Não deixe os “palhaços” acabarem com sua idéia. Muitas pessoas vão te dizer que seu negócio não dará certo. Tenha cuidado para não acreditar nesses palhaços.

via: Fabiano Caruso

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