4 de janeiro de 2009

PLANEJAMENTO

7 motivos para planejar agora
Redação Liderança

Fim de ano, hora de pensar em fazer o planejamento de 2009. Aqui estão sete razões,
enumeradas pelo especialista John Carroll, presidente da Unlimited Performance, para ajudar
você a entender a importância desta ferramenta organizacional:

1. Fique mais proativo e menos reativo – Quando você envolve-se no processo do planejamento estratégico, você é obrigado a pensar no futuro. Compare isso com pensar em uma solução quando a bomba já estourou.
2. Encare situações críticas – Sua empresa leva as tendências para 2009 a sério?
Internet? Exportações? Mudanças no quadro político? Se não planejar, essas perguntas
ficarão sem respostas.
3. Fortaleça o espírito de equipe – Convide toda a diretoria (se possível, a empresa
inteira) para juntar-se e atacar desafios críticos para o futuro da sua empresa. Na imensa maioria dos casos, o simples fato desse processo existir já fortalecerá o espírito de equipe
entre os envolvidos.
4. Crie alvos bem definidos – Outra pergunta teórica muito comum é “Como você pode
atingir um alvo sem vê-lo?”. É assustador que ainda existam milhares de empresas que não
repassam uma visão clara aos seus funcionários do que é ‘sucesso’ ou ‘fracasso’ – e essa
definição muda de empresa para empresa.
5. Dê um ‘porquê’ – Carroll conversava recentemente com o professor de basquete do
colégio onde seu filho estuda. Questionado sobre a grande diferença entre os jovens de hoje
e os de 15 anos atrás, o técnico disse: “Hoje quando eu digo a um adolescente que ele tem
que fazer alguma coisa, ele sempre quer saber o porquê”. O mesmo acontece na sua
empresa. É essencial comunicar os motivos pelos quais esses objetivos são tão críticos. O
processo do planejamento cria o ambiente ideal para compartilhar o propósito por trás dos
objetivos.
6. Passe a ter uma ferramenta gerencial muito poderosa – Num mundo de mudanças
e transformações cada vez mais rápidas, o demonstrativo de resultados do mês passado,
tenha você tido lucro ou prejuízo, não é nenhum indicador confiável da sua chance de
sucesso amanhã. Quando você consegue organizar sua equipe proativamente para tomar
ações mensuráveis, de acordo com seu planejamento e visão de longo prazo, aí sim você
terá mais condições de medir seu progresso de forma realista.
7. Estabeleça uma vantagem competitiva – Dá para imaginar que seus concorrentes
estão dando duro para conquistar uma fatia do seu mercado. E provavelmente eles darão as
desculpas de sempre para não planejar, como “não tenho tempo”. Um plano estratégico é
um investimento que certamente mostrará seus resultados a médio e longo prazo.

20/11/2008

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